Representar o luto nos cinema é desafiador, mas muitas produções acertam em cheio e conseguem retratar muito bem este momento delicado
Redação Publicado em 07/12/2020, às 14h37
Representar o luto nos cinemas não é uma tarefa nada fácil. Às vezes, esse momento tão delicado, ganha retratos caricatos ou são construídos de forma superficial e não conseguem transmitir a emoção necessária.
Por outro lado, existem produções que conseguem retratar esse momento com narrativas bem arquitetadas e atuações brilhantes. Não importa o gênero cinematográfico, drama ou fantasia, uma boa cena de luto é capaz de emocionar até os espectadores mais frios.
Quer fazer um teste? Então confere a lista da Rolling Stone Brasil de filmes com cenas de luto emocionantes - e vale avisar que este texto possui alguns spoilers, então, se você é o tipo de pessoa que curte não saber nadinha sobre o filme antes de vê-lo, melhor pular essa lista.
Logo no começo de Tudo Acontece em Elizabethtown, Drew Baylor recebe a notícia que o pai morreu, porém, o jovem não demonstra estar muito abalado. Mas, ao longo do filme, o protagonista revisita algumas memórias da juventude e revela mais detalhes da relação que tinha com o pai.
Somente depois de lidar com os problemas da família e o extravagante funeral realizado pelos parentes, Drew consegue aproveitar alguns momentos a sós com as cinzas do pai. É neste momento que ele realmente sente o luto e se divide entre lágrimas e risadas. (Foto: Reprodução / Paramount Pictures)
+++ LEIA MAIS: Conheça Michaela Coel, a criadora da revolucionária I May Destroy You
Up Altas Aventuras é um ótimo exemplo de filme da Disney que pode ser apreciado tanto por crianças quanto por adultos. Ao mesmo tempo que a animação retrata as aventuras do pequeno Russell na viagem para a América do Sul, a produção mostra o processo de luto de seu Fredricksen, que faz de tudo para poder realizar um antigo sonho da falecida parceira.
Harry Potter conta com muitas cenas luto, mas existe um momento que pegou o público de surpresa e deixou os fãs da saga para lá de emocionados: a morte de Severo Snape. Depois de passar praticamente toda a franquia sendo considerado um vilão, o personagem se revelou um dos bruxos mais leais a Alvo Dumbledore.
Quando a verdadeira identidade do personagem é revelada, os personagens não são os primeiros a enfrentarem o luto - afinal, eles estavam no meio de uma guerra - mas os fãs, que ficaram em choque com arco de redenção.
Em Questão de Tempo, vemos Tim criar um vínculo único com o pai, afinal, eles dividem o mesmo superpoder. E, além disso, o pai é o responsável por ensinar ao filho como aproveitar cada pequeno momento da vida. Por isso, é difícil conter a emoção quando vemos que nem mesmo a habilidade extraordinária da família pode adiar a morte do pai.
Clássico da literatura norte-americana, O Grande Gatsby foi adaptado para os cinemas em 2013. Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa-metragem conseguiu construir bem a narrativa do misterioso Jay Gatsby que, apesar de atrair muitos convidados para as festas exuberantes da mansão dele, teve um funeral vazio e triste.
Outro clássico da literatura que ganhou uma ótima adaptação nos cinemas foi Adoráveis Mulheres. Em 2020, Greta Gerwig desconstruiu a narrativa linear do clássico literário e fugiu do clichê ao retratar a morte de Beth e o luto de Jo, a irmã mais velha que agia como “protetora” da jovem.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer