Descubra as melhores produções musicais do cinema segundo o Rotten Tomatoes
Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 30/04/2021, às 20h40
Com origem no teatro, os musicais surgiram durante a transição do cinema mudo para o sonoro na década de 1920. Foram responsáveis por uma nova fase na indústria de Hollywood, EUA, conhecida como a Era de Ouro dos Musicais.
O gênero teve início com O Cantor de Jazz (1927), primeiro filme sonoro. Após isso, os musicais cresceram cada vez mais e tiveram destaque nas premiações logo nos primeiros anos. Esse estilo coleciona fãs, seja com longas antigos como Cantando na Chuva (1952) ou com lançamentos mais recentes como La La Land (2016).
+++ LEIA MAIS: A verdade sobre O Mágico de Oz: assédio, tapas e mais sobre o filme de 1939
Confira os seis melhores musicais de todos os tempos, segundo o Rotten Tomatoes:
O clássico O Mágico de Oz foi lançado em 1939. Apesar de não fazer muito sucesso nas bilheterias na época, foi aclamado entre os críticos e reuniu seis indicações ao Oscar. Hoje considerado cult, o musical possui "Over The Rainbow" na trilha sonora, considerada pelo American Film Institute uma das melhores músicas tocadas em filmes.
+++ LEIA MAIS: James Gunn explica como O Mágico de Oz inspirou abertura de Guardiões da Galáxia
O filme possui uma atuação memorável de Judy Garland como Dorothy, quem, junto ao Espantalho (Ray Bolger), Homem de Lata (Jack Haley) e Leão Covarde (Bert Lahr), sai em uma jornada em busca do Mágico de Oz.
O musical da Metro-Goldwyn-Mayer mudou a maneira de Sam Wood fazer filmes, e essas transformações logo fizeram sucesso. Com 12 números musicais, Uma Noite na Ópera (1935) mostrou os Irmãos Marx - personagens conhecidos na época - de maneira mais refinada e menos encrenqueira.
+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a sequência de Encantada: elenco, história e mais [LISTA]
A história conta sobre um agente de negócios e dois amigos que tentam ajudar dois cantores de ópera a se tornarem bem-sucedidos. Não são bem aceitos como tenores, e, para ajudar, os Irmãos Marx vão tentar humilhar e eliminar o concorrente com palhaçadas e brincadeiras.
Cantando na Chuva (1952) é um dos filmes mais conhecidos e queridos pelo público, e possui 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 99/100 no Metacritic. Foi dirigido, coreografado e estrelado por Gene Kelly, um dos maiores nomes dos musicais norte-americanos.
+++ LEIA MAIS: 4 filmes que são adaptações de musicais da Broadway: Chicago, Annie e mais [LISTA]
A produção mostra a transição do cinema mudo para o falado em Hollywood por meio de Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen), atores que precisam enfrentar os desafios das novas maneiras de fazer filmes para manter a fama conquistada.
O musical chama atenção com um número de dança de 16 minutos, chamado "The American in Paris", apresentado por Gene Kelly e Leslie Caron. Sinfonia em Paris (1951) ganhou seis estatuetas do Oscar em 1952 - incluindo Melhor Filme - e possui "Is Wonderful," "I Got Rhythm," "I'll Build a Stairway" como destaques da trilha sonora.
Após lutar pelo exército norte-americano na Segunda Guerra Mundial, um soldado resolve recomeçar a vida como pintor em Paris. Ele se apaixona por Lise Bouvier (Leslie Caron), quem está noiva de outro homem e, agora, precisa disputar o amor dela.
La La Land (2016) rapidamente se tornou um dos musicais favoritos do público com coreografias, um casal querido pelos fãs e a cidade de Los Angeles, EUA, como cenário. Além disso, agradou a crítica e obteve 14 indicações ao Oscar de 2017, se igualando a Titanic (1997) e A Malvada (1950) como os filmes mais nomeados na história da premiação. O longa de Damien Chazelle levou seis estatuetas para casa.
O amante de jazz Sebastian (Ryan Gosling) e a aspirante a atriz Mia (Emma Stone) se conhecem por acaso em Los Angeles, e se apaixonam. Os dois precisam equilibrar o relacionamento enquanto buscam realizar os sonhos na cidade das estrelas.
Os Reis do Iê, Iê, Iê (1964) foi o primeiro filme realizado pelos Beatles e, junto à produção, foi lançado um disco com o mesmo nome (A Hard Day's Night). O longa conseguiu duas indicações ao Oscar e divulgou ainda mais a carreira do Fab Four.
O filme mostrava os Beatles - Paul, John, George e Ringo - lidando com compromissos profissionais enquanto buscavam se divertir ao máximo.
+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer