O músico nigeriano completa 30 anos nesta sexta, 2 de julho, e tem uma carreira repleta de hits icônicos
Camilla Millan Publicado em 02/07/2021, às 13h18
Damini Ebunoluwa Ogulu, conhecido internacionalmente como Burna Boy, é um cantor, compositor e rapper nascido na Nigéria. Ainda jovem, mudou-se para Londres para estudar - e atualmente tem grande destaque na cena do afrobeat.
Burna Boy ganhou popularidade, principalmente, após o single “Like to Party” ficar conhecido internacionalmente. A canção fez parte do disco de estreia do músico,L.I.F.E - Leaving an Impact for Eternity (2013), e fez o cantor alcançar grande sucesso.
+++LEIA MAIS: O Rei Leão: Trilha sonora produzida por Beyoncé é uma carta de amor para a África
Com músicas que dialogam dancehall, afrobeat, hip-hop, R&B e pop, Burna Boy não demorou muito para lançar novos hits. Outros discos do astro, como African Giant (2019) e Twice as Tall (2020) ganharam notoriedade em prêmios internacionais - ambos foram indicados ao Grammy de Melhor Álbum de Música Global, e Twice as Tall levou o prêmio.
Representante da música africana, Burna Boy faz parte de uma geração de artistas nigerianos que fazem sucesso internacional como grandes nomes do afrobeat. O rapper mostra ao mundo a potência da música africana em toda a sua harmonia, reivindicação, percussão envolvente influências das mais diversas.
Para celebrar os 30 anos de Burna Boy, a Rolling Stone Brasil listou seis músicas essenciais para entender a trajetória e carreira do cantor e rapper nigeriano, um dos ícones do afrobeat. Confira:
A canção não poderia ficar de fora da lista. Com “Like to Party”, Burna Boy ficou conhecido internacionalmente. Apesar de ser lançada em 2013, o single principal do disco L.I.F.E - Leaving an Impact for Eternity permanece icônico.
+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Da África aos EUA: Uma Jornada Gastronômica [LISTA]
Parceria com Dave, “Location” é uma música envolvente. Lançada no disco de estreia do rapper britânico, a canção recebeu diversas críticas positivas - e mostra a potência do diálogo entre os artistas.
Com muita influência de dancehall, “On the Low” é uma declaração de amor impossível de ser ignorada. Enquanto canta para sua musa, Angelina, Burna Boy é envolvido por meio de beats icônicos de uma música incrível.
Quando lançou o icônico disco The Lion King: The Gift, Beyoncé destacou os grandes nomes da música africana nas faixas - e Burna Boy não poderia ficar de fora. Na música "Ja Ara E", o artista se difere de canções anteriores com uma voz de tom baixo, mas extremamente potente.
A faixa estreou no terceiro disco de estúdio de Burna Boy, Outside, e é considerada por muitos o segundo hino nacional nigeriano, conforme noticiado pelo site Okay Africa. A canção recebeu o prêmio de Música do Ano no The Headies, importante cerimônia da música nigeriana.
A parceria com Sam Smith mostra o resultado icônico de canções em que Burna Boy se envolve com diferentes artistas. Em “My Oasis”, as batidas mais lentas dão aos versos do rapper nigeriano uma nova harmonia - e o resultado é incrível.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens
Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos
Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele
Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes
James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal
Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'