- Arlequina (Foto: Reprodução/DC Comics) e Deadpool (Foto: Reprodução/Marvel Comics)

6 personagens LGBTQ+ dos quadrinhos da Marvel e DC: de Arlequina a Deadpool [LISTA]

Por muitos anos, personagens LGBTQIA+ de ambas editoras foram deixados de lado, mas passaram a ganhar mais atenção recentemente

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/06/2021, às 11h00

As histórias em quadrinhos da Marvel e DC Comics, por muito tempo, não apresentavam histórias diversificadas, focando mais em personagens heterossexuais e excluindo heróis e vilões LGBTQIA+. No entanto, nos últimos anos, ambas editoras evoluíram e passaram a incluir personagens de variadas sexualidades.

Como em todo ano, o mês de junho é comemorado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, o qual relembra e homenageia os protestos de Stonewall, bar dos Estados Unidos, de junho de 1969, responsáveis por catapultar os direitos da comunidade LGBTQIA+ em conversas públicas e na sociedade.

+++LEIA MAIS: No mês do orgulho LGBTQIA+, High School Musical: The Musical: The Series faz história na Disney com casal gay

Para celebrar o Mês do Orgulho, a Rolling Stone Brasil separou seis personagens LGBTQIA+ dos quadrinhos da Marvel e DC. Veja abaixo:


Deadpool (Marvel)

Em 2013, o escritor Gerry Duggan confirmou: Deadpool é pansexual. Na época, Duggan explicou como o Mercenário Tagarela se atrai por "qualquer coisa com um pulso." O personagem, conhecido pela irreverência e estilo de humor diferenciado, manteve a sexualidade em Deadpool 2 (2018), filme estrelado por Ryan Reynolds.

+++LEIA MAIS: 6 diretores LGBTQ+ da cultura pop: Das irmãs Wachowski a Pedro Almodóvar [LISTA]


Arlequina (DC Comics)

Originalmente, Arlequina foi criada para ser usada por Coringa, suposto "interesse romântico" da vilã. Porém, alguns anos depois nos quadrinhos, a personagem se emancipou do vilão com a ajuda de Hera Venenosa - e as duas chegaram a ter um envolvimento amoroso, confirmando que Harleen Quinzel é bissexual. O filme Aves de Rapina (2020) e a série animada Harley Quinn são fiéis à sexualidade dela.


Mística (Marvel)

Nos quadrinhos, a sexualidade da Mística sempre foi evitada. Em Uncanny X-Men #265, o relacionamento da personagem com Irene Adler, mais conhecida como Destino, foi confirmado ao público.

+++LEIA MAIS: Estrelada por Liniker, Manhãs de Setembro reflete sobre a construção do afeto com visibilidade LGBTQ+ [ENTREVISTA]


Alan Scott/Lanterna Verde (DC Comics)

Nas páginas da DC Comics na década de 1940, Alan Scott foi o primeiro personagem a usar o nome Lanterna Verde, sendo substituído por Hal Jordan nos anos 1950 - ambos eram contrapartes da Terra-Dois e Terra-Um, respectivamente. Na série Terra-2, escrita por James Robinson, o herói se assumiu gay após uma reformulação nas histórias da editora.


Míssil Adolescente Megassônico/Ellie Phimister (Marvel)

A primeira aparição de Ellie Phimisternão foi das melhores. Nos eventos de New X-Men #115, lançada em 2001, morreu durante o ataque dos Sentinelas Selvagens contra os mutantes. Em 2016, com Deadpool, a personagem ganhou bastante destaque com um novo visual e atitudes. Por conta disso, voltou às páginas das HQs com estilo similar ao filme.

+++LEIA MAIS: Quem são as mulheres por trás das produções da Marvel?

Porém, em Deadpool 2, Míssil Adolescente Megassônico foi histórica ao ser a primeira personagem em um filme de quadrinhos a assumir um relacionamento homoafetivo. A heroína apresenta a namorada Yukio ao Mercenário Tagarela.


Constantine (DC Comics)

John Constantine é um dos personagens LGBTQIA+ mais conhecidos dos quadrinhos. A sexualidade dele foi mostrada em Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips (2020) durante piada com Tubarão Rei. Nos quadrinhos, chegou a casar com Zatanna Zatara.

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Shazam! 2, da DC: elenco, estreia e mais [LISTA]


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL

dc entretenimento notícia marvel personagens Deadpool John Constantine LGBTQIA+ quadrinhos Mês do Orgulho LGBTQIA+ Arlequina lanterna verde mística Alan Scott Míssil Adolescente Megassônico Ellie Phimister

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer