Após anos com filmes e séries leves de heróis, gênero passou a explorar produções 'sombrias' nos últimos anos
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 25/08/2021, às 13h14
Após anos com produções de super-heróis divertidas e repletas de piadas no auge, Hollywood parece ter encontrado um novo modo de explorar o gênero com obras sombrias e serias, e vem fazendo bastante sucesso nos últimos anos, principalmente com as séries The Boys e Invincible, ambas do streaming Amazon Prime Video.
No entanto, os filmes e series da DC eram conhecidos por adotarem um tom mais sombrio, com número de piadas bastante reduzido, como Batman vs Superman (2016), mas não chegaram a fazer o mesmo sucesso que os filmes da Marvel fazem atualmente. Além de The Boys e Invincible, a série Watchmen, da HBO, foi enorme sucesso e conquistou diversos Emmys - seria isso uma renovada nos ares do gênero?
+++LEIA MAIS: Ama The Boys? Conheça Invincible, nova animação de super-heróis do Amazon Prime Video
Veja, abaixo, cinco produções "sombrias" de heróis:
Um dos maiores sucessos do Amazon Prime Video, The Boys é baseado nos quadrinhos homônimos de Garth Ennis. Assim como a fonte original, o seriado satiriza diversos elementos clichês e clássicos das habituais histórias de super-heróis, enquanto subverte e deturpa o gênero de maneira brilhante.
+++LEIA MAIS: Tudo que sabemos sobre The Boys 3: elenco, estreia e mais
Dirigido por Zack Snyder, Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) é um filme bastante divisivo entre o público, mas que conquistou uma fiel base de fãs. Na trama, o cineasta aplica a própria visão aos personagens clássicos, dando aos dois um tom mais realista e sombrio - e com distância das HQs.
let us all commune with music ☂️ go behind the tunes with UA music supervisor, Jen Malone, and visit https://t.co/RqVpUbeIJD for more netflix 🎵🎶 pic.twitter.com/Up4NHlABaF
— Umbrella Academy (@UmbrellaAcad) December 7, 2020
Seriado original Netflix, Umbrella Academy é baseado nos quadrinhos homônimos de Gerard Way. A produção acompanha uma família adotiva de seres superpoderosos, os quais possuem diversos problemas em relação aos poderes e a péssima criação do pai, Reginald Hargreeves (Colm Feore).
+++LEIA MAIS: Umbrella Academy: Elliot Page interpretará Vanya depois de transição de gênero?
Criada por Robert Kirkman, também responsável pelos quadrinhos de The Walking Dead, Invincible usa elementos clássicos dos super-heróis para contar uma história inusitada e interessante, com bastante violência e situações um tanto quanto tenebrosas.
Estrelada por Regina King (Angela Abar), a série Watchmen foi criada por Damon Lindelof, responsável por The Leftovers e Lost, e se passa anos depois dos eventos originais das HQs de Alan Moore. O seriado faz uma releitura do clássico dos quadrinhos, inserindo temas importantes como racismo e manipulação da verdade na sociedade.
Cancelada na primeira temporada, O Legado de Júpiter, baseada nas HQs de Mark Millar,
não foi bem recebida pela crítica, mas apresenta um tema interessante sobre gerações e a preservação do progresso dos antepassados.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja