Há 52 anos, o grupo de amigos revolucionou o jeito de fazer comédia na televisão
Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/05/2021, às 17h51
Há 52 anos, um grupo de amigos se reuniu em um restaurante indiano em Londres, Inglaterra, para discutir como seria a nova série de comédia da BBC. Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Jones não tinham como saber, mas mudariam para sempre o destino da comédia televisiva.
Ao inovar com esquetes de humor agressivo e imprevisível, Monty Python's Flying Circus (1969), primeiro programa do grupo, inspirou diversas outras produções ao longo de várias décadas. Desde o Saturday Night Live, apresentado por comediantes norte-americanos como Kenan Thompson e Pete Davidson, ao brasileiro Casseta & Planeta, sucesso na década de 1980.
+++ LEIA MAIS: Monty Python lança música com a temática Copa do Mundo
Sem o Monty Python, muitas séries humorísticas não fariam o sucesso que fazem hoje em dia. Por isso, para comemorar o aniversário do grupo, separamos seis programas de comédia inspirados por eles. Confira:
Também conhecido como SNL, é um programa com esquetes sobre cultura e política norte-americana. No ar desde 1975, ficou conhecido por convidar celebridades para participarem dos quadros interpretando personagens e fazerem apresentações musicais.
Fusão da revista Casseta Popular e do tabloide O Planeta Diário, o Casseta & Planeta foi um programa brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990. Com um humor ácido, faziam piadas sobre os mais diversos assuntos, muitas delas consideradas ofensivas hoje em dia. Mesmo assim, a produção ficou no ar durante décadas até se transformar em um canal no YouTube.
No estilo talk show, Late Night com Conan O'Brien foi ao ar nos Estados Unidos de 1993 até 2009. Além de entrevistas com celebridades e performances dos convidados, o programa contava com números musicais de comédia e esquetes no estilo Monty Python. O programa recebeu diversas indicações ao Emmy, vencendo o prêmio em 2007.
Transmitido pela Rede Globo, o TV Pirata também tinha quadros fixos inspirados pelo Monty Python, Saturday Night Live e o filme Amazon Women on the Moon (1987). Nomes como Pedro Cardoso, Luís Fernando Veríssimo, Laerte e Glauco faziam parte do grupo de roteiristas. Além disso, a produção também ajudou a impulsionar a carreira de atores como Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé.
Outro talk show inspirado pelo estilo do Monty Python é The Tonight Show. Apresentado pelo ator e comediante Jimmy Fallon - quem também participou do SNL - é conhecido principalmente pelas entrevistas com grandes personalidades do cinema e da música. Além disso, os convidados também participam de quadros de humor como "ew," no qual Fallon imita uma garota.
+++ LEIA MAIS: De Lady Gaga a Paul McCartney: Os 8 melhores episódios de Carpool Karaoke [LISTA]
James Corden também tem um talk show com os mais diversos esquetes. Carismático e amigo da celebridades, o apresentador coloca os convidados em situações hilárias capazes de arrancar boas risadas do público. Além disso, também ficou famoso pelo quadro "Carpool Karaoke," no qual dirige um carro ao lado de cantores e grupos musicais.
+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições