Apesar de ser o maior detetive do universo DC, o Morcego já foi enganado diversas vezes
Redação Publicado em 19/02/2020, às 07h45
O Batman é comumente referenciado nos quadrinhos da DC como o melhor detetive do mundo. Por ser apenas um homem comum num traje, o herói usa o intelecto para superar diversos vilões, mas isso não significa que ele nunca é superado nessa área.
+++LEIA MAIS: Todos os segredos e easter eggs do novo uniforme do Batman do Robert Pattinson
Seja sendo pego por um plano complexo, ou tendo as convicções abaladas por um vilão disposto a destruir os ideais nos quais o Batman acredita, listamos abaixo os inimigos que foram mais inteligentes (mesmo que brevemente) do que o Morcego.
O Capuz Vermelho foi um dos primeiros inimigos que o Batman não conseguiu entender até sofrer um grande impacto psicológico. O Morcego nem imaginou que um Robin teoricamente morto se tornaria um vilão.
O ressentimento de Jason e a negação dos valores que ele aprendeu quando treinado por Bruce Wayne afetaram muito o herói, que pela primeira vez aparentou duvidar da causa dele.
Simon Hurt é o líder de uma organização secreta chamada de Luva Negra e ele conseguiu matar o Batman. Bom, matou pelo menos as memórias dele. O doutor drogou Bruce Wayne com diversos psicotrópicos que apagam as lembranças do herói e a habilidade de lutar contra o crime.
Não fosse o plano B do Batman de programar o subconsciente dele a assumir o controle como uma espécie de segunda personalidade em momentos de perigo, Bruce Wayne teria morrido fisicamente também.
Joseph Blackfire era um líder golpista de uma seita que combatia o crime em Gotham, para tentar substituir a função do Batman. Ele consegue capturar e fazer uma lavagem cerebral no Morcego para cumprir as ordens dele, mas o Batman consegue se libertar e derrota o Diácono.
Após ser vencido, o vilão instiga o Batman a matá-lo e assim tornar ele um mártir. O Morcego se recusa, mas espanca e humilha o Diácono em frente aos membros da seita, esses que se revoltam e, por fim, matam Blackfire. O plano dele talvez tenha dado certo no final.
A vitória dessa sociedade secreta de criminosos sobre o Batman foi permanecer sem ser descoberta por ele durante anos e anos de combate ao mal em Gotham. A descoberta do Morcego desses vilões causa uma tremenda frustração e decepção com o sistema e o faz questionar se a cidade Gotham vale a pena ser salva.
Bane arquiteta um plano maquiavélico para destruir o corpo do Batman. Após descobrir a identidade secreta do herói, ele organiza vários vilões para desgastar o oponente aos poucos. Quando Bruce chega exausto na mansão Wayne, o vilão está a espera dele, o espanca e quebra a coluna do Morcego. É uma das derrotas mais memoráveis da história da DC.
O Palhaço do Crime não é conhecido pela esperteza, mas superou o Batman talvez da forma mais impactante. Apesar de o Coringa não obter sucesso ao quebrar psicologicamente o Comissário Gordon, o Batman entende como o vilão pensa.
+++LEIA MAIS: Como seria o Batman 3 de Tim Burton e por que o filme deu errado?
O Coringa conta uma piada para o Morcego e o convence de que a luta interminável entre os dois é, no fundo, uma grande piada. Ambos riem histericamente e o Batman aparenta matar o Coringa nos quadrinhos finais. O herói quebrou a regra mais importante dele ao ver que o vilão tinha razão em chama-lo de louco e talvez Bruce não quis mais encarar essa realidade.
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja