Com uma discografia icônica, Kanye West completa 44 anos nesta terça, 8
Redação Publicado em 08/06/2021, às 16h21
Nesta terça, 8, o polêmico rapper Kanye West completa 44 anos. Apesar de diversos momentos conturbados na vida e carreira, o músico conta com uma discografia impressionante e canções inesquecíveis.
Em atividade desde 1996, Ye ou Yeezy, como Kanye West também é chamado, é rapper, compositor, produtor musical, diretor de arte e estilista, e dono do próprio selo musical, o chamado G.O.O.D. Music.
+++LEIA MAIS: Shavo Odadjian, do System Of A Down, era ‘grande amigo’ de Kanye West
West é uma das figuras mais polêmica dessa geração, ao mesmo tempo em que é um dos maiores gênios musicais. Em 2004, o rapper impressionou o público e a crítica com o icônico The College Dropout (2004). Ao longo dos anos, apresentou uma série de faixas inovadoras dentro do estilo, especialmente nos discos 808s and Heartbreak e Yeezus.
Desde 2018, o rapper compartilha com o público a aproximação com a religião - tanto que, o último disco da carreira reflete sobre esse processo e sobre a relação dele com Jesus. Jesus is King foi lançado em 2019.
Ame ou odeie, Kanye West apresentou canções que mudaram o hip-hop, em geral, para melhor. Confira as 7 melhores músicas do rapper:
Uma das canções mais intensas do Jesus is King (2019), "God Is" fala sobre a conversão de Kanye West. Esteticamente, apresenta uma combinação de elementos do gospel, como o coral, e do estilo explorado ao longo da carreira.
"Ultralight Beam" marca um momento em que West começou a se aventurar na era gospel e integra o disco The Life of Pablo (2016). É essencialmente uma faixa sobre pregação que ainda se encaixa no som comovente da música dele.
Assim como todo The College Dropout, a faixa do álbum é complexa. Ao longo de "All Falls Down", que conta com uma interpolação de "Mystery of Iniquity" de Lauryn Hill, West compartilha vulneravelmente e profundamente as próprias imperfeições.
Uma das músicas mais icônicas da discografia, "Monster" integra My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010). Com uma estética singular, inspirada pelo conceito de filmes de terror, a música apresenta uma composição atmosférica pesada.
O ponto alto do disco Graduation (2007) é a faixa "Can't Tell Me Nothing", que até hoje, é uma das melhores vitrines líricas do rapper.
+++LEIA MAIS: Forbes contesta fortuna de Kanye West: 'Vale menos de um terço disso'
"Jesus Walks" sempre foi vista como um precursor estranho para a fase gospel do rapper. Quando lançada, foi inovadora. Nenhum artista de hip-hop havia feito algo assim até então. Mas, West teve uma visão incrível e fez um trabalho impressionante na faixa.
Em "Runaway", o rapper transforma as problemáticas da vida e carreira em um hino autodepreciativo que é parte realidade, parte sátira. Cada singularidade da faixa - produção, melodia e rap - representa o melhor momento de Kanye West.
+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja