- Elvis Presley no '68 Comeback Special' (Fotos: NBC)

7 músicas sobre 'rock and roll' antes mesmo da existência do 'rock and roll'

Antes de Elvis Presley e a revolução do rock na década de 50, a expressão já fazia sucesso em músicas do começo do século 20

Redação Publicado em 10/09/2019, às 18h47

A década de 1950 é conhecida pela revolução do rock and roll, mas muito antes dessa época o termo já existia, e era muito popular. Mais de 100 anos antes de Little Richard arrebentar no piano e Elvis ganhar os palcos, o rock and roll estava presente, com artistas começando o que seria o futuro da música.

+++LISTA: 8 discos de rock que a Rolling Stone amou nos anos 1970, mas você nunca ouviu falar [LISTA]

A expressão rock and roll, em tradução literal, significa "balançar e rolar". No entanto, ela costuma ser traduzida como dançar ou transar. O termo foi relacionado ao gênero musical muito tempo depois, no entanto; no século 20 o "rock and roll"  já aparecia nas canções. A Loudwire separou sete músicas que, mesmo antigas, já falavam sobre esse "rock and roll". Confira:

 "Camp Meeting Jubilee"

A música é de 1890, mas foi gravada apenas em 1902 pelo Edison Male Quartet. Apesar de focar principalmente na letra, é uma canção divertida, e tem o trecho: “Rocking and rolling in your arms.”

"Camp Meeting Jubilee" é um reflexo do charme do começo do século 20, e mesmo sendo totalmente diferente do rock and roll dos anos 1950, a música não deixa de usar a expressão em todo o seu significado. 

+++LEIA MAIS: 1950 e o rock: a década da música que mudou o mundo

“Rock and Roll"

A música de 1934 é das Boswell Sisters, e apesar do título, trata-se de um pop brega. Em uma transmissão de TV do grupo, o trio apareceu remando um barco e cantando a letra de “Rock and Roll". 

As irmãs faziam parte dos artistas mais populares da década de 1930, e tinham pelo menos 20 músicas no topo das paradas de sucesso entre 1930 e 1936.

“Rock It For Me”

Em 1937, a cantora Ella Fitzgerald se uniu à Chick Webb Orchestra para fazer “Rock It For Me”. A canção é feliz, e conta com um trecho nostálgico para os amantes do rock: “So won’t you satisfy my soul with the rock and roll?” (em português, "então você não pode satisfazer minha alma com o rock and roll?"). 

"My Man Rocks Me"

A cantora de blues Trixie Smith lançou a música, escrita por Berni Barbour, em 1922. A canção serviu de inspiração para várias outras letras, como "Rock That Thing", de Lil Johnson e "Rock Me Mama" de Ikey Robinson.

"My Man Rocks Me" tem o trecho "My man rocks me with one steady roll", algo como "Meu homem me balança com um rolar constante." 

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury, Paul McCartney e Kurt Cobain: 12 vocais isolados do rock que vale a pena conferir [LISTA]

"Sail Away Ladies"

A música de Uncle Dave Macon é um country, e foi lançada com mais 11 canções no álbum Early Recordings, disponibilizado em 1971. O disco reúne gravações de Macon realizadas entre 1924-1925. Na canção, é cantado o trecho: "Don't she rock die-dee-o."

"Old Country Rock"

A canção é de 1928 e cantada por William Moore, músico do blues. Moore é descrito como "um guitarrista fácil, brilhante e incomum." A música foi regravada por diversos artistas, como Dave "Snaker" Ray, John Fahey, Stefan Grossman e Duck Baker.

Além disso, a faixa fala bastante sobre o "rock 'n' roll", como no trecho: "Everybody rock. Old folks rock/ Young folks rock. Boys rock. Girls rock/ Drop back, man, and let me rock/ Rock me, sis, rock me!/ Rock me 'til I sweat".

"Rockin' in Rhythm"

A música de Duke Ellington foi gravada em 1931, e se trata de um jazz instrumental. Ellington era compositor, pianista e líder de uma orquestra de jazz. 

música notícia Músicas rock expressão antes famosa rock and roll antigas

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições