Mudanças no estúdio, grandes talentos envolvidos e o olhar do Diretor Matt Reeves são motivos para confiar na qualidade da volta do Homem-Morcego ao cinema
Redação Publicado em 21/11/2019, às 07h15
The Batman (ainda sem título em português) deve chegar à DC em 2021. Desta vez, Robert Pattinson assume o manto de Homem-Morcego e vira o rosto do bilionário excêntrico Bruce Wayne.
Pattinson é o nono ator a interpretar o personagem nos cinemas. Batman é o personagem de quadrinhos com maior número de artistas diferentes na grande tela. Porém, o novo longa de Matt Reeves é bem diferente do restante do legado do herói da DC, e são essas diferenças que podem tornar o filme incrível. Listamos algumas delas abaixo.
A Warner Bros, dona dos direitos de cinema da DC, tropeçou diversas vezes nos filmes dos super-heróis. A pressão feita pela concorrente Marvel de criar uma franquia de filmes interligados resultou em longas apressados e criticados por público e mídia, principalmente no caso de Liga da Justiça (2017).
+++LEIA MAIS: Batman, Homem-Aranha e Thor: 6 personagens sucessores melhores que os originais
Porém, as obras mais recentes do DCEU começaram a compensar esses erros. Filmes com histórias mais isoladas e focadas, como Aquaman (2018) e Coringa, foram bem-sucedidos, e esse estilo narrativo também será adotado em The Batman, para benefício do longa.
O cineasta no comando do novo filme do Homem-Morcego, Matt Reeves toma decisões que, até o momento, deram bons frutos. Foi a mente por trás da renovação muito elogiada da franquia Planeta dos Macacos, e também dirigiu Cloverfield - Monstro (2008), produção que encorajou a volta dos monstros gigantes ao cinema - como ecoano pelo remake de Godzilla.
Reeves quer trazer tecnologias experimentais para filmar o Batman e dar vida a Gotham City de uma maneira nunca vista antes. Se há uma coisa que podemos esperar do diretor é sempre algo diferente.
Parte dos internautas reagiu com indignação à escalação de Robert Pattinson para o papel de Bruce Wayne, como se a escolha da estrela de Crepúsculo fosse uma piada de mal gosto. Mas julgá-lo como ator usabdno como base apenas esses filmes não poderia ser mais errado.
Pattinson construiu, nos últimos anos, uma carreira sólida em papéis dramáticos e sombrios, como em High Life (2018) e no recente terror O Farol. Pattinson é um dos atores mais capacitados para o papel de um homem que é ao mesmo tempo um playboy exibido e vigilante psicótico.
Se assistirmos apenas os filmes do Batman, fica difícil de entender porque o personagem carrega o título de maior detetive do mundo. Até agora, foi mais representado com um herói que combate o crime com socos, chutes e dispositivos futuristas do que um investigador do submundo de Gotham.
Matt Reeves quer mostrar o lado mais intelectual do Morcego no novo longa. Obras recentes, como a trilogia de games Batman Arkham tiveram grande êxito em mostrar o herói desvendando mistérios, e pode resultar em filme inusitado para o Cruzado Encapuzado.
A produção do filme está perto de começar, e com isso Matt Reeves revela os nomes de peso do elenco. Andy Serkis será o mordomo Alfred; Paul Dano, o Charada; Jeffrey Wright, o Comissário Gordon; e Zoe Kravitz será a Mulher-Gato. Ainda há a possibilidade de Colin Farrell ser Pinguim.
+++LEIA MAIS: Novo Batman: entre tanta especulação, veja os atores e personagens confirmados
Kravitz tem um histórico de interpretar personagens sedutoras e perigosas, como em Big Little Lies (2018), perfeito para a ladra Selina Kyle/Mulher-Gato. Dano já interpretou pessoas problemáticas de maneira bem convincente - relembre Pequena Miss Sunshine (2006) - e todo o resto do elenco de apoio é bem forte para tornar o filme memorável.
É impossível falar de Batman sem falar do Palhaço do Crime. E mesmo que nem apareça em The Batman, o vilão pode ter beneficiado muito a nova história devido ao sucesso de Coringa, longa dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix.
Coringa teve muita liberdade criativa e o resultado disso foi um sucesso esmagador. Certamente isso encoraja a Warner a dar a mesma liberdade para Matt Reeves e a equipe criativa para oferecer um produto final melhor e mais bem-sucedido.
The Batman chega em 25 de junho de 2021, e isso é bom. Sobra tempo para a DC mostrar que agora está disposta e comprometida com suas produções, e que a competição com a Marvel não atrapalha a obra de ser fiel ao personagem e ter qualidade.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições