O filme de Tim Burton ajudou a consolidar o estilo peculiar do diretor - e firmou parceria quase fixa com Johnny Depp
Redação Publicado em 24/04/2020, às 19h39
Edward Mãos de Tesoura (1990) é uma das melhores produções de Tim Burton. Chegou quando o cineasta já tinha dois títulos famosos - Beetlejuice (1988) e Batman (1989) - e ajudou a consolidar o estilo peculiar e único do diretor.
O filme conta a história de Edward (Johnny Depp), criado em laboratório por um cientista que morreu antes de terminá-lo. Mora sozinho em um castelo, até Peg Boggs (Dianne Wiest), uma típica mãe de subúrbio, encontrà-lo. Leva-o para casa, onde ele encanta toda a vizinhança - especialmente Kim Boggs (Winona Ryder).
Veja, abaixo, oito curiosidades sobre Edward Mãos de Tesoura:
Esse foi o primeiro de muitos filmes de Tim Burton com Johnny Depp. Mas quase foi diferente: o diretor queria Michael Jackson como protagonista! Também foram cogitados, antes de Depp, Tom Cruise, Jim Carrey e Robert Downey Jr.
+++ LEIA MAIS: Como seria o Batman 3 de Tim Burton e por que o filme deu errado?
Tim Burton, responsável por Beetlejuice, Peixe Grande, Alice no País das Maravilhas e diversos outros, considera Edward Mãos de Tesoura sua criação preferida. Não é pouca coisa!
+++ LEIA MAIS: 7 fatos sobre Beetlejuice, do Tim Burton, que você provavelmente não sabia [LISTA]
Edward é um personagem praticamente… Durante todo o filme, fala apenas 169 palavras. As expressões de Depp compensavam para a atuação, assim como os jogos de câmera de Tim Burton.
+++ LEIA MAIS: 8 fatos que você não sabia sobre Batman 3, o filme cancelado de Tim Burton [LISTA]
As casinhas bonitinhas e iguaizinhas existem de verdade! O filme foi feito num bairro de Tampa, Flórida. Todas as casas foram pintadas nas cores pastel tão clássicas do filme. Durante as filmagens, os moradores ficaram em um hotel.
+++ LEIA MAIS:7 filmes da Disney que não parece, mas completam 10 anos em 2020 [LISTA]
O longa era considerado para “público restrito” (palavras chiques para “filme cult”). Por isso, estreou em apenas dois cinemas dos EUA - mas o sucesso subsequente o levou para centenas de salas. Arrecadou, ao todo, US$ 86 milhões.
O visual sombrio de Edward - olheiras, descabelado, pele pálida - foi inspirado no filme O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene. O personagem principal é um sonâmbulo.
Edwards Mãos de Tesoura é, também, uma homenagem ao expressionismo alemão dos anos 1920, em toda a sua sombriedade, e ao cinema mudo.
Este foi o primeiro filme de Tim Burton estrelado por Johnny Depp. Depois, o ator apareceu em outras sete produções do diretor: Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva Cadáver (2004), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), Alice no País das Maravilhas (2010) e Sombras da Noite (2012).
Tim Burton convidou Robert Smith e The Cure para compor a trilha sonora. A banda, porém, não conhecia o diretor, então recusaram. Ironicamente, o vocalista é a personificação de um personagem do cineasta, em termos gerais!
+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja