- Cena de Cemitério Maldito (Foto: Divulgação)

8 filmes de terror dirigidos por mulheres que você precisa assistir [LISTA]

Entre filmes originais e sequências, muitos títulos dirigidos por mulheres merecem mais reconhecimento

Redação Publicado em 11/03/2020, às 09h55

A indústria cinematográfica é dominada por homens em todos os gêneros, inclusive o terror, no qual alguns dos principais nomes são Wes Craven, John Carpenter e Tobe Hooper. Mulheres ainda podem ser relacionadas majoritariamente aos papéis de vítima nesse tipo de filme, mas existem muitos títulos de diretoras merecedoras de mais atenção e reconhecimento. 

Desde ideias originais a continuações de grandes sucessos do terror, como Carrie, a Estranha e Cemitério Maldito, o site ScreenRant fez uma lista de oito filmes dirigidos por mulheres para você assistir.

#Horror (2015)

A atriz Tara Subkoff tem apenas um filme no currículo de diretora. Em #Horror, um grupo de meninas de 12 anos se envolve com um jogo online de cyberbullying quando começa a ser perseguido.  O filme foi muito criticado, mas deve agradar aos fãs de gênero slasher. 

+++ LEIA MAIS: 8 diretoras que fizeram história no cinema brasileiro: de Petra Costa com Democracia em Vertigem a Renata Pinheiro com De Pernas pro Ar


Cemitério Maldito II (1992)

O primeiro Cemitério Maldito (1989), dirigido por Mary Lambert, foi sucesso de crítica e bilheteria. O mesmo não aconteceu com a sequência, na época, e o filme parece ter encontrado um público só agora. No longa, um cemitério amaldiçoado traz os mortos de volta à vida.


Mente Paranóica (1997)

O terror psicológico Mente Paranoica, dirigido por Cindy Sherman, recorre ao humor ácido para contar a história da revisora Dorine. Acidentalmente, a protagonista mata um colega de trabalho e esconde o corpo no porão. Confortada pela companhia do cadáver, Dorine segue com assassinatos de outros colegas para lidar com a solidão. 

+++ LEIA MAIS: As principais influências de filmes de terror em bandas de heavy metal: De Black Sabbath a Rob Zombie


Ghost in the Machine (1994)

A diretora Rachel Talalay, responsável por filmes como A Hora do Pesadelo 4 e 6, não foi bem sucedida com o lançamento de Ghost In The Machine. Quando um serial killer procurado há anos pela polícia morre em um acidente de carro, a alma do assassino se conecta a um computador e persegue novas vítima. 


The Rage: Carrie 2 (1999)

Após o sucesso do filme clássico de Carrie, A Estranha, Katt Shea assumiu a missão de fazer uma sequência da história. The Rage: Carrie 2 não tinha relação com o original, no começo, mas a história ganhou novos rumos e a protagonista, meia-irmã de Carrie White, descobre poderes telecinéticos após sofrer bullying na escola.

+++ LEIA MAIS: 4 referências de I’m Not Okay With This, nova série da Netflix: De Carrie a Clube dos Cinco


Festim Diabólico (1988)

Dirigido por Janet Greek, o filme traz Tim Daly no papel de um advogado de defesa de uma mulher vítima de abuso. Ele se apaixona sem imaginar a verdade sobre a cliente.


Organ (1996)

Em Organ, terror japonês escrito, dirigido e produzido por Kei Fujiwara, dois ladrões removem órgãos de seus cativos enquanto ainda estão vivos. Com muito sangue e violência, o filme é a estreia de Fujiwara como diretora. 

+++ LEIA MAIS: 13 séries de terror para sentir medo na Netflix: Ares, Dark, Residência Hill e mais [LISTA]


Massacre na Festa do Pijama 3 (1990)

A trilogia Massacre na Festa do Pijama é completamente dirigida por mulheres. O terceiro filme, porém, não fez o mesmo sucesso dos antecessores. Com direção de Sally Mattison, o longa retoma o tom obscuro do primeiro filme. Em uma festa do pijama, as jovens recebem os namorados de maneira inesperada - além de outro visitante. 


Guerreiros do Inferno (2002)

Guerreiros do Inferno foi o primeiro longa dirigido M. J. Bassett, responsável por filmes como Silent Hill: Revelação e Os Selvagens. O filme acontece um ano antes do fim da Primeira Guerra Mundial, quando um adolescente se perde no território inimigo e assiste aos amigos enlouquecerem lentamente. 

+++ LEIA MAIS:Nova série da Netflix, Ares é tão assustadora que pessoas desistem de assistir em minutos


Nong Hak (2016)

Submetido como representante de Laos no Oscar 2018, esse filme dirigido por Mattie Do mostra a mudança de uma mulher para a capital do país, onde começa a cuidar do primo cego, até descobrir que ele consegue se comunicar com os mortos. 


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA

filmes cinema Terror Carrie cemitério maldito festim diabólico Massacre na Festa do Pijama Nong Hak Guerreiros do Inferno

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja