- Paul McCartney (Foto:The Yomiuri Shimbun/AP Images)

As 8 músicas que Paul McCartney levaria para uma ilha deserta: de John Lennon a The Coasters

O ex-beatle montou uma linha musical do rock com suas preferências - e não esqueceu da esposa, tampouco

Redação Publicado em 18/02/2020, às 14h36

O ex-beatle Paul McCartney foi convidado especial no aniversário de 40 anos do programa Desert Island Discs em 1982. Roy Plomley, radialista e apresentador, tinha uma brincadeira especial durante todas essas décadas: perguntar para seus entrevistados oito músicas que eles levariam para uma música deserta, além de um ítem de luxo e um livro.

McCartney, então com 40 anos e já fora dos Beatles, fez escolhas bem previsíveis. Seu livro seria Linda’s Pictures, livro de fotografia da esposa. Para ítem de luxo, quis uma guitarra, jus à sua alma musical.

+++ LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava

Mas e quanto às músicas? Paul McCartney fez o que podemos chamar de “linha do tempo musical”, passando por faixas que influenciaram a sua vida do colégio ao fim dos Beatles. Como cresceu no meio do rock, conseguiu resumir isso com facilidade. 

“A primeira é ‘Heartbreak Hotel do Elvis Presley,” escolheu McCartney. “Para mim, meio que leva de volta para quando comecei a comprar discos. Até aquele ponto era tudo Billy Cotton, ‘swing’, ‘bee-bop’ e isso aí. Do nada, rock and roll explode e Elvis era uma das primeiras pessoas que me deixaram interessado. Lembro de estar na escola quando essa música saiu.”

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney toca bateria em várias músicas dos Beatles?

McCartney tem outras boas memórias com essa música. Sabendo que é uma das gravações preferidas do ex-Beatle, Linda McCartney resolveu dar um presente potencialmente especial. Rastreou o baixo usado na gravação original e o entregou para o marido. 

Em uma playlist de rock, não poderia faltar Chuck Berry. A escolhida foi “'Sweet Little Sixteen’, porque essa resume bem ele.” Segue essa “Courtly Dances”, do Benjamin Britten, e então “Be-Bop-A-Lula”, do Gene Vincent - o primeiro disco que McCartney comprou na vida. 

A seguinte é agridoce: “Beautiful Boy (Darling Boy)”, do John Lennon, morto há dois anos naquela época. “Não escolhi nenhuma música do Beatles - se tivesse mais de oito, provavelmente teria. Não escolhi nenhuma das minhas músicas mas escolhi uma de Lennon, de Double Fantasy, porque é uma música linda e comovente, e resume bem ele.”

Veja abaixo a lista completa: 

‘Heartbreak Hotel’ – Elvis Presley

‘Sweet Little Sixteen’ – Chuck Berry 

‘Courtly Dances’ – Benjamin Britten 

‘Be-Bop-A-Lula’ – Gene Vincent 

‘Beautiful Boy (Darling Boy)’ – John Lennon 

‘Searchin” – The Coasters 

‘Tutti Frutti’ – Little Richard 

‘Walking In The Park With Eloise’ – Country Ham 

+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA

música notícias Paul McCartney Beatles playlist John Lennon Elvis Presley musicas chuck berry Linda trila sonora deser island ilha deserta

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer