Na era do coronavírus, os games e aplicativos podem ser a solução para inovar os encontros virtuais
Julia Harumi Morita
Publicado em 16/05/2020, às 11h00A pandemia do coronavírus transformou os hábitos de convivência das pessoas ao redor do mundo. Com a quarentena obrigatória, os encontros pessoais com amigos, parceiros e familiares precisaram ser cancelados para contribuir com as medidas de proteção e evitar a transmissão da doença.
O distanciamento social, contudo, não significa se afastar totalmente uns dos outros. Plataformas online e aplicativos se tornaram a solução para muitas pessoas continuarem próximas uma das outras.
Após quase dois meses de isolamento, ferramentas virtuais como Zoom e Google Hangouts podem ficar cansativas, porém. Mas, isso não é um problema, pois no mundo dos aplicativos existem diversas outras maneiras de interagir com as pessoas.
É possível manter a conversa em dia com jogos de videogames, como Fortnite e Animal Crossing, ou até mesmo aplicativos de meditação e entretenimento, como Insight Timer e Draw Something.
Confira 9 jeitos de manter o contato com os amigos na quarentena:
Durante a quarentena, os jogadores de Fortnite puderam ter uma experiência única: ir ao show virtual de Travis Scott. O rapper norte-americano reuniu mais de 12 milhões de espectadores e quebrou o recorde de maior público em um show dentro do game, que antes pertencia ao DJ Marshmello.
Jogado em primeira pessoa, o game gratuito permite interagir com outros personagens através de um chat ou durante as missões, além de poder customizar as skins - roupas dos avatares - e fazer as famosas danças do jogo. (Imagem: Reprodução / Instagram)
+++ LEIA MAIS: Shows drive-in são realidade durante a quarentena contra coronavírus
Para quem tem um Nintendo Switch, o Animal Crossing é uma opção para poder interagir com os amigos. O jogo permite trocar mensagens através de cartas com os jogadores adicionados na sua rede. (Imagem: Reprodução / Instagram)
+++ LEIA MAIS: 6 itens que vão turbinar seu PC Gamer
Febre dos anos 2000, o Habbo ainda é uma forma de frequentar festas virtuais, conhecer pessoas novas e conversar com os 'amigos reais' por um chat. O jogador também consegue personalizar o avatar, que possui a opção de usar uma máscara de proteção no rosto. Lembrar da importância das medidas de segurança contra o coronavírus no jogo pode inspirar pessoas para além dele, não é? (Imagem: Reprodução / Instagram)
+++ LEIA MAIS: Clássico de Nickelback vira meme para que todos fiquem em casa durante a quarentena
O icônico jogo online criado pela Disney Canada Inc. foi retirado do ar em 2017 após anos de sucesso entre crianças e adolescentes. Contudo, os usuários da web ainda podem acessar o Club Penguin Online ou o Club Penguin Rewritten, plataformas inspiradas no jogo original.
Os jogadores podem personalizar os avatares, explorar o mundo virtual coberto de neve, frequentar festas, participar de desafios, montar o próprio iglu e conversar com outros pinguins do jogo. (Imagem: Reprodução / Club Penguin Online)
+++ LEIA MAIS: Dançarinos do meme do caixão mandam mensagem: “Fiquem em casa ou dancem com a gente"
O StopotS permite que os perfis da web relembrem os tempos em que os amigos se reuniam em círculos e jogavam stop - ou adedonha - com uma folha de papel e caneta. A versão virtual permite criar salas separadas, que podem ser abertas e acessíveis para qualquer usuário ou bloqueadas por uma senha.
Os jogadores também podem escolher as categorias e avaliar as respostas, que são computadas automaticamente em um placar. O site também disponibiliza chat para os participantes conversarem. (Imagem: Reprodução / Google Play)
+++ LEIA MAIS: Alguém transformou The Office em uma capa de GTA - e já queremos esse game
Draw Something é a versão virtual do velho jogo de adivinha. Cada participante recebe um tema e precisa representá-lo através de um desenho. O outro jogador consegue assistir o vídeo do processo de ilustração e deve escrever o nome correto do objeto com as opções de letras disponíveis na tela. As categorias são determinadas pelo aplicativo de celular e mudam periodicamente. Os perfis conseguem mandar mensagens sobre o desempenho do adversário. (Imagem: Reprodução / Google Play)
+++ LEIA MAIS: Will Smith compara cenário de Eu Sou a Lenda com pandemia de coronavírus em meme
O Houseparty permite criar uma reunião particular de até oito usuários em uma chamada de vídeo. Sem a opção de compartilhar fotos ou vídeos, o aplicativo de celular e MacOS tem a opção de mandar reações ou recados para os participantes individualmente, além da opção de ficar invisível para perfis específicos. (Imagem: Reprodução / Google Play)
+++ LEIA MAIS: O impacto do coronavírus no mercado mundial da música eletrônica
Se quiser um programa relaxante e espiritual, o Insight Timer é uma ótima escolha. O aplicativo de celular funciona como uma rede social para adeptos da meditação e os usuários podem adicionar amigos ou participar de grupos de meditações guiadas. Além disso, o aplicativo também arquiva dados e disponibiliza estatísticas sobre o progresso de cada perfil. (Imagem: Reprodução / Google Play)
+++ LEIA MAIS: Elon Musk reabre fábrica da Tesla e quebra regras de combate ao coronavírus
O jogo de simulação The Sims não permite a interação entre os jogadores, mas ainda pode ser uma opção para renovar a conversa com os amigos. Você pode criar a versão virtual dos colegas e reuni-los em uma única casa. Como um reality show, é possível monitorar o comportamento dos participantes e atualizar os amigos sobre o desempenho deles no universo virtual.
+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL