As séries começaram a apresentar figuras bem desenvolvidas, com arcos completos e muito além dos estereótipos
Redação Publicado em 27/03/2020, às 07h30
As histórias que antes eram consagradas por homens, hoje tem personagens femininas as liderando. As séries começaram a apresentar figuras bem desenvolvidas, com arcos completos e muito além dos estereótipos.
Buffy, de Buffy, a Caça-Vampiros, por exemplo, foi apresemtada ao público no final dos anos 1990 como uma jovem sagaz e leal no meio do mundo do terror. Mais recentemente, Daenerys Targaryen, de Game of Thrones, revolucionou a imagem e escrita de personagens mulheres ao se mostrar complexa e multidimensional.
O site ScreenRant selecionou as 9 melhores protagonistas femininas de séries. Confira a lista:
Leslie é o exemplo de personagem carismática, mas que não deixa de ser ambiciosa e determinada. A personagem foi escrita para não ser resumida a simples adjetivos e ter características excludentes.
Forte e vulnerável, Veronica sempre ajuda os outros quando ela sente que precisam de justiça ao atuar como detetive. Muitas pessoas se identificam com a personagem, principalmente por causa da personalidade contrastante dela.
+++ LEIA MAIS: Dama de honra de Padmé retornará como heroína no próximo Star Wars?
Annalize Keating, personagem interpretada pela incrível Viola Davis, é professora de direito em uma Universidade da Filadélfia. Ao lado de cinco dos alunos, a mentora se envolve em tramas de assassinatos. A personagem é retratada com uma profundidade emocional incrível e foge dos estereótipos.
+++ LEIA MAIS: Grey’s Anatomy, Scandal e HTGAWM: 9 séries para entender o universo de Shonda Rhimes
Buffy mudou o estigma das 'mocinhas' em produções de terror. Durante as temporadas da série, acompanhamos o desenvolvimento dela sem deixar de enxergar toda a história pela qual passou.
+++ LEIA MAIS: 8 filmes de terror dirigidos por mulheres que você precisa assistir [LISTA]
Apesar do destino polêmico de Daenerys, a personagem foi uma das mais icônicas já vista na TV. De atos heróicos a atitudes manipulativas, a Rainha mostrou uma complexidade ainda não explorada em séries.
A vice-presidente Selina Meyer, interpretada pela ex-Seinfeld Julia Louis-Dreyfus, mostrou como personagens femininas em séries de comédia vão além dos estereótipos e banalizações.
+++LEIA MAIS: Sem Friends e The Office, Netflix compra os direitos de Seinfeld
Também na comédia, Liz Lemon não é retratada como perfeita ou sempre coesa. Como na vida real, a personagem é mostrada com diferentes facetas e não é resumida a poucos aspectos.
O site relembra como Eve é uma "personagem fictícia inteligente, realista e bastante comum, mas com um desejo de uma vida extraordinária".
Nos anos 1950, Maisel começa a carreira na comédia em um cenário dominado por homens. A personagem é retratada com muitas camadas e o público consegue seguir todo o arco de desenvolvimento dela.
+++ LEIA MAIS: 9 mulheres que mudaram a história da música
+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições