Em comemoração ao Star Wars Day, nada como relembrar essa experiência única - e alguns questionamentos que surgiram depois dela
Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/05/2021, às 18h44
Não dá para falar de ficção científica sem comentar sobre Star Wars. A saga dos heróis de uma galáxia distante conquistou milhões de fãs ao longo de diversas gerações e, até hoje, é uma das histórias mais importantes do cinema. Não à toa, ganhou um dia só para ela, intitulado Star Wars Day, é celebrado em 4 de maio - uma analogia à famosa frase "may the Force be with you" ("que a força esteja com você").
No entanto, meu primeiro contato com Star Wars foi somente em 2021, mais de 40 anos após o lançamento do primeiro filme Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977). Apesar de ter um breve conhecimento sobre o assunto, a experiência de assistir ao longa pela primeira vez depois de tanto tempo com certeza foi algo inesquecível.
+++ LEIA MAIS: Coleção icônica de David Prowse, ex- Darth Vader em Star Wars, será leiloada em maio
Star Wars marcou a geração dos meus pais, dos meus primos mais velhos e, com certeza, a minha também. No entanto, a Geração Z, acostumada com produções como The Mandalorian (2019), pode se surpreender com os primeiros filmes da franquia. Por isso, listei alguns dos pensamentos que tive ao assistir Star Wars pela primeira vez.
Os primeiros filmes da franquia são da década de 1970, uma época na qual o cinema não tinha a mesma tecnologia dos dias de hoje. Apesar de esperar efeitos especiais bem diferentes dos quais estou acostumada, foi engraçado ver as cenas de explosões e a aparência dos seres alienígenas.
+++ LEIA MAIS: Jar Jar Binks estará em série de Star Wars? Ator responde
Romance definitivamente não é o foco de Star Wars, mas precisamos falar mais sobre isso. Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford) são um dos casais com mais química de todos os tempos, e o fato deles negarem isso no começo torna a história muito mais interessante. Inclusive, a cena na qual ela declara amor a ele e Solo responde com "eu sei" se tornou uma das minhas favoritas.
Antes de assistir Star Wars, o primeiro nome o qual vinha a minha mente quando falavam sobre a saga era Luke Skywalker (Mark Hamill). No entanto, apesar da história principal girar em torno dele, ficou claro como Han Solo, na verdade, é o grande protagonista. Não sei se pelo fato do charme inegável do Harrison Ford na década de 1970 ou pela personalidade de herói de Solo.
+++ LEIA MAIS: Disney+ planeja lançar spin-offs raros de Star Wars
Toda saga tem um elemento marcante. Enquanto Harry Potter tem varinhas, Star Wars tem sabres de luz. Inclusive, meu maior desejo após assistir aos filmes era aprender a fazer manobras e lutar com um desses.
Apesar de não serem humanos, R2-D2 e C-3PO têm personalidades e carisma capaz de roubarem a atenção em qualquer cena na qual aparecem. Seja brigando um com o outro ou fazendo de tudo para ficarem juntos, a relação dos dois com certeza é um dos pontos fortes de Star Wars.
+++ LEIA MAIS: Atores que interpretaram C-3PO e R2-D2 em Star Wars eram amigos?
Sempre cresci ouvindo sobre a princesa Leia, mas somente quando assisti Star Wars entendi o porquê dela ser uma personagem tão icônica. Afinal, Solo e Luke precisam de alguém para lhes dar um puxão de orelha ocasionalmente, e Leia consegue fazer isso muito bem, sem perder a pose de princesa - e de guerreira.
Apesar de ser uma criatura com aproximadamente 2 metros de altura com dentes possivelmente muito afiados e uma grande força, Chewbacca - Chewie, para os íntimos - é um dos personagens mais adoráveis da história. Entendo completamente Han Solo, também adoraria ter alguém como ele ao meu lado enquanto exploro a galáxia.
Não é nenhum segredo o fato das frases do Yoda não serem em ordem direta, como estamos acostumados. Mas, por que ele fala assim? Apesar de dar um tom cômico a história e ser uma marca registrada do personagem, com certeza é um pensamento que não sairá da minha mente tão cedo.
Ok, agora entendo porque ainda fazem filmes e séries de Star Wars mais de 40 anos depois do primeiro longa. É uma saga emocionante, capaz de provocar entusiasmo e curiosidade em quem assiste, desde crianças até os mais velhos. Agora, com mais tecnologia, novos personagens e planetas a serem explorados, ficou claro como Star Wars ainda tem muita história para contar - e pretendo assistir a cada uma delas.
+++ LEIA MAIS: Elizabeth Olsen entrou para o MCU por causa de Star Wars; entenda
+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral