A Era do Gelo 3, de Carlos Saldanha, é pré-indicado ao Oscar de animação

Vinte filmes disputam uma das cinco vagas - antes eram três - na categoria; eleitos serão divulgados em fevereiro de 2010

Da redação Publicado em 13/11/2009, às 09h05

O setor de animação dá nova prova de sua força: em 2010, serão cinco concorrentes ao Oscar de melhor filme do gênero, em vez de apenas três, como usual. Entre os 20 pré-candidatos está A Era do Gelo 3, do brasileiro Carlos Saldanha.

A expansão se deu porque a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas exigia, no mínimo, 16 filmes elegíveis para fechar em cinco os adversários na categoria. Este ano, finalmente, a safra foi grande o suficiente para ter 20 títulos aptos a conquistar o Oscar de melhor animação, conforme os critérios da Academia.

A categoria principal também aumentará em 2010: serão 10 indicados a melhor filme, e não os cinco habituais.

A Era do Gelo 3 compete com O Fantástico Senhor Raposo, Up - Altas Aventuras, Alvin e os Esquilos 2, Coraline, Tá Chovendo Hambúrguer, Batalha por T.E.R.R.A., 9 - A Salvação,Astro Boy,Monstros vs. Alienígenas,A Town Called Panic, Mary e Max, O Golfinho - História de um Sonhador, Planeta 51, Os Fantasmas de Scrooge, The Secret of Kells, A Princesa e o Sapo, Tinker Bell e o Tesouro Perdido e Ponyo on The Cliff By the Sea.

Os cinco nomeados serão divulgados no dia 2 de fevereiro, para então disputar a estatueta na cerimônia, em 7 de março.

A categoria é nova: foi criada em 2002, ano que consagrou Shrek. Apenas no ano seguinte a Academia conseguiu selecionar candidatos o bastante (foram 17) para cinco indicações (o prêmio foi para o japonês A Viagem de Chihiro).

Teoricamente, os filmes animados também estão aptos a pleitear vaga na categoria de melhor filme. Até agora, no entanto, apenas um filme conseguiu o feito: o desenho A Bela e a Fera, que perdeu em 1992 para O Silêncio dos Inocentes.

Em maio, o setor de animação ganhou peso com a escolha de Up - Altas Aventuras para abrir o Festival de Cannes, honra inédita para um filme do gênero.

Saldanha, o representante brasileiro na disputa, já teve obra indicada ao Oscar outras duas vezes: emplacou, em 2003, A Era do Gelo, e, no ano seguinte, com o curta Gone Nutty.

oscar animacao carlos-saldanha

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja