- Dave Grohl (Foto: Getty Images)
Rock

A música que traz o DNA do heavy metal segundo Dave Grohl

Embora tenha se destacado no alternativo, líder do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana é grande fã de música pesada.

Igor Miranda Publicado em 01/12/2023, às 09h30

Dave Grohl é um sujeito relativamente eclético dentro do rock. Embora tenha estourado no grunge com o Nirvana e se aproximado do alternativo liderando o Foo Fighters, o multi-instrumentista já declarou sua paixão por artistas de vários outros subgêneros, do punk ao heavy metal.

A relação de Grohl com o último estilo mencionado é, inclusive, amplamente conhecida pelos fãs. O músico chegou a gravar em 2004 um álbum de metal com seu projeto Probot, reunindo lendas como Cronos (Venom), o brasileiro Max Cavalera (Soulfly, ex-Sepultura), Tom G. Warrior (Celtic Frost), King Diamond (Mercyful Fate) e Lemmy Kilmister (Motörhead) — este, líder do grupo responsável pela música que traz o DNA do gênero, na opinião de Dave.

No ano em que o Probot lançou seu disco homônimo, o frontman do Foo Fighters foi convidado pela revista Q (via site Igor Miranda) a listar suas 20 músicas favoritas de heavy metal. A última citada é “Ace of Spades”, clássico do Motörhead que, segundo ele, poderia representar as outras 19 tranquilamente.

“Você poderia excluir todos os outros 19 registros, mas ainda manter o projeto do metal a partir daqui. Este é o DNA do metal!”

Em seguida, Grohl destacou as características que fazem de “Ace of Spades” a canção definitiva do heavy metal em sua opinião.

“Além da velocidade, do riff e de Lemmy… está a atitude. Conheci no Don Kirschner’s Rock Concert (programa de TV americano) antes de ouvir punk rock. Não havia nada de glamoroso nisso – era sombrio, cruel e intenso.”

A música dá nome ao disco mais conhecido do Motörhead, lançado em outubro de 1980 pela Bronze Records. O trabalho chegou ao quarto lugar da parada britânica, onde também recebeu certificação de ouro pelas 100 mil cópias vendidas. A Rolling Stone EUA o incluiu em sua lista atualizada de 500 melhores álbuns de todos os tempos, no ano de 2020.

Motörhead, Lemmy e Dave Grohl

Dave Grohl chegou a desenvolver uma grande amizade com Lemmy Kilmister, vocalista e baixista do Motörhead, falecido em 2015. Em entrevista ao podcast de Lars Ulrich (Metallica), “It’s Electric” (via site Igor Miranda), o líder do Foo Fighters revelou ter se impressionado com o simples fato de seu ídolo ter sentimentos — já que ele sempre pareceu ser “durão”.

A surpresa de Grohl ocorreu porque o primeiro comentário feito por Kilmister, quando os dois se conheceram, foi com relação à morte de Kurt Cobain, frontman do Nirvana. A perda havia ocorrido poucos anos antes.

O encontro em questão aconteceu em uma casa de strip-tease – Lemmy estava jogando video poker no local. Dave destaca:

“Eu fiquei tipo: ‘oh meu Deus, aquele é o Lemmy – não é possível’. Fui ao banheiro e pensei: ‘devo prestar meu respeito ao cara, p*rra, ele é um herói’. Então, cheguei até ele e disse: ‘ei cara, só queria dizer que sua música mudou a minha vida, eu amo sua banda desde que eu era criança.”

A resposta do ídolo deixou o fã surpreso.

“Não achei que ele fosse me reconhecer. Mas ele me olhou e disse: ‘Cara, sinto muito pelo que aconteceu com seu amigo Kurt’. Foi a primeira coisa que ele disse a mim. Que gentileza dizer isso a um estranho. Saí pensando: ‘Meu Deus, ele tem um coração? Ele é durão!’. E isso me fez amá-lo ainda mais. Era algo muito generoso a se dizer a alguém para quem ele não deveria falar nada.”
rock dave grohl heavy metal opinião DNA

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer