Herdeiros do lendário cantor apontam semelhanças do hit de Robin Thicke com “Got to Give it Up”
Rolling Stone EUA Publicado em 14/01/2014, às 15h33 - Atualizado às 16h16
A Sony e os herdeiros de Marvin Gaye chegaram a um acordo sobre as disputas que envolviam o hit de Robin Thicke, “Blurred Lines”, segundo noticiou o site da revista The Hollywood Reporter. Os termos da negociação não foram divulgados, mas a Sony/ATV agora não terá que defender os direitos de “Blurred Lines” e “Got to Give it Up”, de Gaye, já que o caso envolverá especificamente o espólio do lendário cantor, por um lado, e Thicke e a EMI, sua gravadora, do outro.
Para Robin Thicke, o sucesso demorou uma década para chegar e precisou de três modelos seminuas.
Thicke, assim como os co-autores Pharrell Williams e T.I., tiveram ações preventivas em agosto para garantir juridicamente que a música deles era diferente do clássico de Gaye, e os herdeiros do cantor responderam e acusaram a EMI não apenas de não proteger a obra de Gaye como de tentar impedir que a família afetasse o sucesso de “Blurred Lines”. O presidente da empresa reclamou que a família estava “estragando uma música incrível” e “matando uma galinha de ovos de ouro”.
Vídeo: estudantes fazem versão feminista de “Blurred Lines”.
Além de receber compensação financeira por “Blurred Lines”, a família de Gaye pretende também se desvencilhar da EMI. Embora o acordo represente que a Sony/ATV não terá que defender sua imparcialidade, é possível que, se o caso chegue ao tribunal, a defesa de Thicke convoque a empresa para testemunhar porque as duas músicas são diferentes. O acordo isenta a Sony da posição inconfortável de ter que defender sua presença de 30% do mercado fonográfico e dos conflitos inerentes a esta posição – como no caso.
Apesar da batalha legal, “Blurred Lines” ajudou Thicke a ser nomeado para três categorias do Grammy – Gravação do Ano, Melhor Performance de Duo/Grupo Pop e Melhor Álbum Pop. Thicke também se apresentará na edição deste ano da premiação, que acontece no dia 26 de janeiro, em Los Angeles.
Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens
Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos
Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele
Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes
James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal
Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'