O filme sobre a irmã de Sherlock Holmes estreou na última quarta-feira, 23, na Netflix
Redação Publicado em 24/09/2020, às 08h11
Na última quarta-feira, 23, a Netflix lançou Enola Holmes, filme sobre a irmã adolescente do lendário detetive Sherlock Holmes. Millie Bobby Brown, estrela de Stranger Things , interpreta a protagonista e contracena com Henry Cavill e Sam Claflin, que interpretam os irmãos mais velhos da jovem.
No filme, a mãe de Enola, Eudoria, some misteriosamente no aniversário de 16 anos da filha e a garota passa a ser responsabilidade dos irmãos, que querem colocá-la em uma escola de boas maneiras.
Longe de ser uma típica jovem da era vitoriana, Enola foge para Londres e decide desvendar sozinha o desaparecimento da mãe. E, claro, no meio do caminho, ela esbarra em inúmeras aventuras.
O longa-metragem é inspirado nos livros de Nancy Springer e, para a adaptação da Netflix, algumas pequenas mudanças foram feitas na narrativa original. O site Vulture listou tudo o que já sabemos sobre Enola Holmes, dos livros ao filme da plataforma de streaming. Confira:
A irmã mais nova de Sherlock Holmes não aparece nos livros originais do detetive, escritos por Arthur Conan Doyle. O único irmão citado é Mycroft, que também aparece no filme de Harry Bradbeer.
Enola é uma criação original de Nancy, que se inspirou nas histórias de Doyle para lançar uma série de livros em 2006.
Muitos fãs de Sherlock Holmes imaginavam a existência de um terceiro Holmes. No caso, ele seria um homem chamado Sherrinford. Segundo a Vulture, Doyle chegou a cogitou usar o nome para o protagonista, mas acabou deixando a ideia de lado.
Mas o nome não foi esquecido e apareceu no livro Sherlock Holmes of Baker Street, de William S. Baring-Gould, de 1962. A obra sugeriu que Sherrinford é o irmão mais velho de Sherlock e Mycroft, e responsável por cuidar das propriedades da família.
Foi com as obras de Nancy que o terceiro Holmes realmente ganhou uma história própria. Depois do surgimento de Enola, a popular série da BBC Sherlock também investiu na história de uma irmã perdida do detetive, chamada Eurus.
De acordo com a Vulture, o longa da Netflix segue fielmente a história dos livros e apenas faz duas alterações. Ao invés de ter 14 anos, Enola tem 16 anos - uma mudança, provavelmente, para encaixar Millie no papel principal. Além disso, nos livros, Enola não é treinada pela mãe para saber lutar e se defender como no filme.
Considerando que existem diversos livros de Enola Holmes, o filme precisou alterar alguns detalhes para poder criar uma adaptação dinâmica. E uma das mudanças está na relação de Enola com Sherlock.
Nos primeiros livros, o detetive chega até ser frio com a irmã e julga a garota pela “fraqueza, a irracionalidade do sexo dela”. Somente no sexto livro, Sherlock a enxerga como igual. Contudo, no filme, o detetive apoia as decisões da irmã e demonstra muito mais afeto pela menina do que Mycroft.
Assista ao trailer de Enola Holmes:
+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja