- Robert Pattinson e John David Washington em cena de Tenet (Foto: Reprodução / Youtube)

Afinal, Tenet é sobre viagem do tempo? Entenda o novo filme de Christopher Nolan

No Brasil, filme tem previsão de estreia para setembro

Redação Publicado em 28/08/2020, às 09h12

Uma das maiores estreias de Hollywood neste ano, sem sombra de dúvidas, é Tenet, filme dirigido por Christopher Nolan, um dos maiores e mais queridos diretores da atualidade. No entanto, o filme está cercado de mistérios e é muito difícil de entender do que, na verdade, a produção se trata.

Uma das maiores dúvidas se trata logo sobre o título. Tenet é um palíndromo, palavra que, de trás para frente, tem a mesma pronúncia e significado. No inglês, a palavra "tenet", de acordo com o RadioTimes, significa um princípio ou uma crença, tradicionalmente relacionada a uma religião ou entendimento filosófico.

+++LEIA MAIS: A vez em que David Bowie decidiu guardar a própria urina na geladeira para impedir que bruxas a roubassem

Ainda de acordo com o site, palavra se encaixa muito bem no que o protagonista, interpretado por John David Washington, porque, na missão, ele deve assumir com base na confiança, sem saber exatamente para quem trabalha ou para o que está trabalhando.

Nos materiais de divulgação de Tenet, o tempo é mostrado, em algumas ocasiões, invertido.  Muitas especulações apontavam para viagem no tempo, mas tem nada disso, de acordo com Robert Pattinson (via Vulture). O site aponta para o filme retratar a teoria das supercordas.

Além disso, como apontado pela Vulture, a produção pode retratar diversos assuntos, como inversão do tempo, manipulação do tempo, reversão do fluxo temporal, ou múltiplas linhas do tempo que fluem da mesma forma, de trás para a frente, ou a conexão de duas linhas do tempo por meio de algum portal.

+++LEIA MAIS: Depois de 'quebrar' site, Bella Thorne já faturou US$ 2 milhões com conteúdo adulto

Toda a confusão e mistério dos trailers marca presença no filme. De acordo com o Uol, em Tenet, Nolan não deseja explicar tudo logo de cara. Para evitar distrações com dúvidas, o diretor usa e abusa de subtramas, emendadas umas nas outras, com cenas de ação, novos personagens e frases de efeitos quase sem parar. Assim, o espectador fica mais ocupado assistindo do que questionando.

Como dito pelo site, o diretor tem plena consciência desse ritmo maluco e frenético e usa ele para disfarçar incoerências e pontas soltas. Ou seja, ele direciona o público para onde ele quiser.

+++LEIA MAIS: Esquadrão Suicida: Teaser do novo filme pode ter revelado vilão sem querer

Para o The Guardian, Tenet pode não ser tão desafiador quanto Amnésia (2000), outro disruptor temporal de Nolan, mas há momentos incríveis nele, como cenas de luta com socos simetricamente recorrentes e revisitados de diferentes pontos de vista, nos quais os combatentes são aparentemente governados por diferentes fluxos de tempo: um para frente, outro para trás. "Não deveria fazer sentido. Não faz sentido. O que isso faz é um cinema incrível", escreveu o crítico Peter Bradshaw.


+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC 

filme entretenimento notícia cinema entenda viagem no tempo robert pattinson Christopher Nolan tenet John David Washington Nolan palíndromo teoria das supercordas

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições