Anthony Mackie contracenou com nomes importantes e participou de produções indicadas ao Oscar
Marina Sakai (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 30/04/2021, às 16h15 - Atualizado em 14/11/2021, às 16h45
Anthony Mackie foi introduzido como Sam Wilson, o Falcão, em Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014). Desde então, tornou-se um personagem regular no Universo Cinematográfico Marvel e, mais recentemente, ganhou enorme destaque na nova série da franquia Falcão e o Soldado Invernal (2020), disponível no Disney+.
Fora do MCU, no entanto, Mackie atuou como personagens perturbados, figuras históricas e participou de diversas produções indicadas ao Oscar. Separamos cinco destaques para conhecer a trajetória do ator além dos filmes da Marvel:
+++LEIA MAIS: Por que Anthony Mackie inicialmente não gostou de interpretar Capitão América?
Não é fácil reproduzir alguém real. Em Até o Fim, filme da HBO, Mackie viveu o ativista e líder do movimento dos Direitos Civis dos anos 1960 Martin Luther King Jr. O protagonista era Bryan Cranston, quem interpretou o presidente dos EUA na época, Lyndon B. Johnson.
A trama acompanha o primeiro ano do mandato de Johnson, quando os dois personagens trabalharam juntos para passar a Lei dos Direitos Civis com interesses opostos. O longa é uma adaptação de uma peça de mesmo nome, na qual Cranston também atuou como Johnson e venceu o Tony Award pelo papel.
+++LEIA MAIS: Qual hobby curioso Anthony Mackie praticava nos sets de Guerra Infinita e Ultimato?
Filme que lançou a música “Lose Yourself” e introduziu Eminem como ator, 8 Mile retrata uma cidade majoritariamente negra, mas racista e pobre, em Michigan (EUA). Jimmy “B-Rabbit” (Eminem) é um jovem rapper branco com o sonho de fazer sucesso na música.
Mackie interpretou Clarence "Papa Doc,” rival de Rabbit nas batalhas de rap. Em entrevista ao The Hot Ones, contou como o poeta britânico Shakespeare o inspirou na hora de dar vida às letras: “Ajudou muito, no sentido de conseguir entender a cadência, o verso, a métrica, e colocar essas palavras em rimas e em forma.”
+++LEIA MAIS: Como Shakespeare ajudou Anthony Mackie no filme 8 Mile - Rua das Ilusões?
Guerra ao Terror juntou dois Vingadores em uma produção vencedora de Melhor Filme no Oscar 2010: Anthony Mackie e Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro. Os dois fizeram parte de uma equipe do exército na Guerra do Iraque como William James e JT Sanborn, respectivamente.
O longa ganhou muito reconhecimento, também por causa da cineasta Kathryn Bigelow, primeira mulher a vencer um Oscar de Melhor Direção.
+++LEIA MAIS: Anthony Mackie acha Sebastian Stan 'a pessoa mais chata do planeta'; entenda
O filme é baseado em fatos e conta a história de dois dos primeiros banqueiros negros dos Estados Unidos. A vida no Texas na década de 1960 não está fácil para os empresários negros Joe Morris (Samuel L. Jackson) e Bernard Garrett (Anthony Mackie).
Então, os dois elaboram um plano para enganar a elite racista da época: contratam e treinam Matt Steiner (Nicholas Hoult), homem branco, para se passar por chefe deles, enquanto fingem que são zelador e motorista. Tornam-se dois dos proprietários de imóveis mais ricos e bem-sucedidos do país.
Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma estudante de Ensino Médio negra quem presencia o assassinato do melhor amigo pela polícia. Depois, precisa testemunhar no tribunal afogada nas pressões e chantagens de pessoas tentando influenciar a verdade.
Anthony Mackie interpreta King, líder do tráfico local, em uma produção que dialoga diretamente com a comunidade negra dos EUA e a luta contra violência policial e racismo no país.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer