A ativista e atriz completa 31 anos nesta quinta, 15, e tem um importante papel no ativismo
Camilla Millan Publicado em 15/04/2021, às 18h32
Aos 10 anos, Emma Watson já ficou famosa ao atuar como Hermione Granger em Harry Potter e a Pedra Filosofal - e não parou por aí. A artista cresceu na franquia, assim como participou de diversas produções nos anos seguintes. Contudo, atualmente a importância de Watson transcende as telas de cinema.
Enquanto participava da franquia Harry Potter, a atriz conciliou a produção com a faculdade. Em 2014, Emma Watson conseguiu o diploma de bacharel em literatura inglesa - mas antes disso a estrela já protagonizava um grande papel no ativismo.
Atualmente, Watson é um grande nome do feminismo e da igualdade de gênero. A artista participa do ONU Mulheres, e apoia o movimento Time’s Up (responsável por combater o assédio sexual mundialmente).
Além disso, a atriz e ativista se envolve em diversas causas, como moda sustentável, e é lembrada pelos importantes discursos em que fala sobre privilégio, feminismo interseccional e desigualdade.
Confira 4 fatos sobre Emma Watson que mostram a importância da atriz para além das telonas:
Uma das causas na qual Watson se envolve é a moda sustentável. Em junho de 2020, a ativista se tornou Presidente do comitê de sustentabilidade do grupo de luxo Kering (que inclui Gucci, Saint Laurent, Balenciaga e outras grandes marcas).
+++LEIA MAIS: Por que Emma Watson quase desistiu de Harry Potter?
Contudo, a relação com a moda e meio ambiente não é nova. Aos 20 anos, Watson foi a Bangladesh com a marca sustentável People Tree, e notou a triste situação de alguns trabalhadores da indústria da moda. Desde então, ela luta pela causa.
Em 2014, Emma Watson foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Segundo o site Harper's Bazaar, a artista também é uma das grandes personalidades a frente da campanha HeForShe, que busca a igualdade de gênero e defende que a luta é para todos, não apenas das mulheres.
+++ LEIA MAIS: 4 vezes em que Hermione foi menosprezada em Harry Potter [LISTA]
Inclusive, no mesmo ano, a artista fez um discurso de lançamento da campanha que teve uma repercussão mundial: “Homens, queriam aproveitar esta oportunidade para estender seu convite formal. Igualdade de gênero é seu problema também. […] Nem sempre falamos sobre homens serem aprisionados por esteriótipos de gênero, mas posso ver que eles são e que quando forem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como uma consequência natural.”
“Se os homens não precisarem ser agressivos para serem aceitos, mulheres não se sentiram obrigadas a serem submissas. Se os homens não tiverem o controle, as mulheres não precisarão ser controladas. […] Se pararmos de definir uns aos outros pelo o que não somos e começarmos a nos definir pelo que somos – todos poderemos ser mais livres e é sobre isso que ‘HeForShe’ luta. É sobre liberdade”, disse (via Harper's Bazaar).
Em agosto de 2019, Emma Watson criou uma linha de apoio para mulheres do Reino Unido que sofram assédio e abuso sexual no trabalho. Na linha, há aconselhamento sobre como fazer a denúncia, assim como há a explicação dos direitos das mulheres.
“Esta linha de aconselhamento é um desdobramento tão grande em garantir que todas mulheres sejam apoiadas, onde quer que trabalhemos,” disse a atriz na época.
+++LEIA MAIS: Elenco de Harry Potter comenta possibilidades de reviver personagens da saga
Além de estar na linha de frente de muitos movimentos, Emma Watson é uma grande filantropa. A artista faz grandes contribuições financeiras a causas as quais ela se identifica e acredita serem relevantes.
Em 2018, Watson doou 1 milhão de libras (atualmente, cerca de R$ 7,7 milhões) para o Fundo de Igualdade e Justiça do Reino Unido. A artista também apoia a causa trans, e revelou ter feito doações a duas organizações: Mermaids Gender e Mama Cash.
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral