A 74ª edição do Festival de Cannes conta com jurados de seis nacionalidades, entre eles, cinco mulheres e quatro homens - incluindo um brasileiro
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/07/2021, às 14h00
Um dos maiores eventos da indústria cinematográfica, o Festival de Cannes acontece entre 6 e 17 de julho de 2021 ao sul da França. A cerimônia reconhece os melhores filmes de longa ou curta-metragem do ano, e os premia com a Palma de Ouro, Grand Prix, Prêmio do Júri, e mais.
Contudo, quem faz parte do júri? A cada evento os jurados são renovados, e, neste ano, a 74ª edição do Festival conta com artistas de seis nacionalidades espalhadas pelo mundo, entre eles, cinco mulheres e quatro homens.
+++ LEIA MAIS: Cannes: os 10 filmes mais incríveis que já participaram do festival
Com isso, a premiação possui um time de jurados diversificados, o qual tem o cineasta Spike Lee como presidente, primeiro afro-americano a ocupar o posto. Além disso, há um brasileiro entre eles: o diretor Kleber Mendonça Filho, conhecido por Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
Pensando nisso, conheça cada integrante do júri do Festival de Cannes 2021:
Nascido em Atlanta, Estados Unidos, Spike Lee se tornou conhecido por dirigir filmes com temática racial, os quais fizeram sucesso em Hollywood ao trazer mais conscientização sobre os problemas sociais do país.
Lee tem um extensa filmografia, da qual se destaca Malcolm X (1992), Faça a Coisa Certa (1989) e Infiltrado na Klan (2018), o qual lhe rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o Grande Prêmio do Festival de Cannes em 2018. Agora, o cineasta retorna à premiação como presidente do júri, e, como de costume, continua fazendo história.
+++ LEIA MAIS: Spike Lee chama Bolsonaro de 'gângster' no Festival de Cannes
Diretor, roteirista e crítico de cinema, o pernambucano Kleber Mendonça Filho já conhece bem o Festival de Cannes. O cineasta competiu duas vezes pela Palma de Ouro, a primeira com Aquarius (2016) e a segunda com Bacurau (2019), o qual venceu o Prêmio do Júri em 2019, em um empate com Os Miseráveis (2019).
Considerado pelo jornal britânico Financial Times como um dos "25 brasileiros que merecem atenção de todo o mundo,” Mendonça Filho dirigiu filmes muito elogiados pelo público e crítica, tendo dois deles incluídos na lista dos 10 melhores do ano do The New York Times.
+++ LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]
Considerado um dos atores mais reconhecidos da Coréia do Sul, Song Kang-ho ganhou destaque internacional após atuar em Expresso do Amanhã (2013). No entanto, o papel mais importante do ator foi o de Kim Ki-taek em Parasita (2019), filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2019.
Nascida em Nova York, EUA, Maggie Gyllenhaal é atriz, e atualmente trabalha em seu primeiro filme como diretora. Irmã de Jake Gyllenhaal, a estrela venceu um Globo de Ouro pela minissérie The Honourable Woman (2014) e foi indicada ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por Coração Louco (2009).
+++ LEIA MAIS: Cannes 2020 apostará mais em diretoras mulheres
Rosto conhecido pelos fãs de Quentin Tarantino, Mélanie Laurent tem Shoshanna em Bastardos Inglórios (2009) como papel de destaque. A atriz, cantora e diretora nasceu em Paris, França, e iniciou a carreira na atuação em 1999, após atrair a atenção de Gerard Depardieu, cineasta que lhe ofereceu um papel em Un pont entre deux rives (1999).
Mylène Farmer é uma compositora, atriz e cantora francesa, considerada a artista musical de maior sucesso de todos os tempos do país por ter vendido mais de 30 milhões de cópias. Conhecida por ser misteriosa e enigmática, Farmer tem os discos Ainsi soit je (1988) e L'Autre (1991) como grandes sucessos.
+++ LEIA MAIS: Cannes cede espaço para pessoas em situação de rua se protegerem do coronavírus
Cineasta franco-senegalesa, Mati Diop dirigiu Atlantique (2019), filme responsável por torná-la a primeira diretora negra a disputar o maior prêmio do Festival de Cannes, a Palma de Ouro. Diop também é atriz, e tem 35 Shots of Rum (2008) como papel mais expressivo na atuação, no qual interpretou Josephine.
Outra artista já conhecida em Cannes, Jessica Hausner é uma diretora e roteirista austríaca. Participou do Festival pela primeira vez em 2001, com Lovely Rita (2001), o qual foi exibido na categoria Um Certo Olhar. Após isso, apresentou Hotel (2004) e Amor Louco (2014) no evento.
+++ LEIA MAIS: Wagner Moura e outros 7 brasileiros são convidados para Academia do Oscar, veja lista
Ator francês de ascendência argelina, Tahar Rahim ganhou destaque internacional com O Profeta (2009), filme de Jacques Audiard o qual lhe rendeu dois prêmios Césars de atuação. Recentemente, o astro esteve nos holofotes de Hollywood como protagonista de O Mauritano (2021), no qual teve Jodie Foster, Shailene Woodley e Benedict Cumberbatch como colegas de elenco.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer