- Alok (Foto: Hudson Rennan)

Alok recebe prêmio por atuação com causa indígena brasileira

Prêmio concedido em Cannes foi dado pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL) e Cacique Mapu Huni Kuī

Redação Publicado em 24/05/2023, às 18h30

Um dos maiores DJs do mundo, o brasileiro Alok foi homenageado em Cannes no último domingo, 21, pela atuação junto aos povos indígenas brasileiros. O reconhecimento aconteceu durante evento promovido pela Better World Fund e organizado pela Amazônia Fund Alliance / Unesco.

Quem entregou o prêmio para o artista foi a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL) e Cacique Mapu Huni Kuī. "Em nome do nosso querido amigo e DJ Alok, estamos aqui para agradecer este prêmio e para lembrar a todos sobre a importância de se preservar a floresta, as vozes indígenas," afirmou Xakriabá.

+++LEIA MAIS: Alok anuncia expansão de Alok Infinite Experience pelo Brasil e mundo

Não basta saber o canto, as rezas sagradas dos povos originários, é preciso também proteger as vozes e as vidas dessas pessoas que cantam e o Alok entendeu isso. Este prêmio é para ele, porque aprendeu não só o canto, mas também a importância de dar proteção e de defender as vozes e os corpos dos indígenas," continuou a deputada.

Aproveito a ocasião para dizer que é urgente a demarcação de terras indígenas, bem como é urgente resistirmos contra a aprovação do PL 490 e o Marco Temporal que altera a legislação da demarcação de terras, flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros.

Mesmo sem estar presente no evento, Alok apareceu por meio de videochamada e agradeceu o reconhecimento. "Estou muito emocionado: este prêmio significa muito para mim! Estou triste de não estar aí com vocês, em função da turnê que estou fazendo na América do Norte," disse. "Agradeço à Better World Fund, ao Amazon Fund Alliance e à Unesco, e quero compartilhar este prêmio com a comunidade indígena brasileira que há séculos vem lutando pela valorização de sua identidade e pelo seu direito de viver."

+++LEIA MAIS: Alok volta ao topo do Spotify como o artista brasileiro mais ouvido do mundo

Além disso, o DJ falou sobre a importância dos estudos para o país: "No Brasil, o que é ensinado nas escolas até hoje é uma visão colonizadora que omite a importância da cultura, do conhecimento e da sabedoria de um povo que há milhares de anos vive respeitando, celebrando e preservando a natureza."

notícia alok prêmio cannes unesco Better World Fund Célia Xakriabá Cacique Mapu Huni Kuī Amazônia Fund Alliance

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer