- Alok (Foto: Hudson Rennan)

Alok recebe prêmio por atuação com causa indígena brasileira

Prêmio concedido em Cannes foi dado pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL) e Cacique Mapu Huni Kuī

Redação Publicado em 24/05/2023, às 18h30

Um dos maiores DJs do mundo, o brasileiro Alok foi homenageado em Cannes no último domingo, 21, pela atuação junto aos povos indígenas brasileiros. O reconhecimento aconteceu durante evento promovido pela Better World Fund e organizado pela Amazônia Fund Alliance / Unesco.

Quem entregou o prêmio para o artista foi a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL) e Cacique Mapu Huni Kuī. "Em nome do nosso querido amigo e DJ Alok, estamos aqui para agradecer este prêmio e para lembrar a todos sobre a importância de se preservar a floresta, as vozes indígenas," afirmou Xakriabá.

+++LEIA MAIS: Alok anuncia expansão de Alok Infinite Experience pelo Brasil e mundo

Não basta saber o canto, as rezas sagradas dos povos originários, é preciso também proteger as vozes e as vidas dessas pessoas que cantam e o Alok entendeu isso. Este prêmio é para ele, porque aprendeu não só o canto, mas também a importância de dar proteção e de defender as vozes e os corpos dos indígenas," continuou a deputada.

Aproveito a ocasião para dizer que é urgente a demarcação de terras indígenas, bem como é urgente resistirmos contra a aprovação do PL 490 e o Marco Temporal que altera a legislação da demarcação de terras, flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros.

Mesmo sem estar presente no evento, Alok apareceu por meio de videochamada e agradeceu o reconhecimento. "Estou muito emocionado: este prêmio significa muito para mim! Estou triste de não estar aí com vocês, em função da turnê que estou fazendo na América do Norte," disse. "Agradeço à Better World Fund, ao Amazon Fund Alliance e à Unesco, e quero compartilhar este prêmio com a comunidade indígena brasileira que há séculos vem lutando pela valorização de sua identidade e pelo seu direito de viver."

+++LEIA MAIS: Alok volta ao topo do Spotify como o artista brasileiro mais ouvido do mundo

Além disso, o DJ falou sobre a importância dos estudos para o país: "No Brasil, o que é ensinado nas escolas até hoje é uma visão colonizadora que omite a importância da cultura, do conhecimento e da sabedoria de um povo que há milhares de anos vive respeitando, celebrando e preservando a natureza."

notícia alok prêmio cannes unesco Better World Fund Célia Xakriabá Cacique Mapu Huni Kuī Amazônia Fund Alliance

Leia também

Charli XCX diz que ela, Chappell Roan e Sabrina Carpenter formam a 'santíssima trindade' do Primavera Sound 2025


Lutador Brasileiro deve fazer estreia no cinema em Onslaught, segundo site


É o Bruninho: Deputado quer conceder cidadania honorária para Bruno Mars


Phil Lesh, baixista do Grateful Dead e pioneiro do rock psicodélico, morre aos 84 anos


Kim Kardashian e ator de Monsters celebram revisão da sentença dos irmãos Menendez


Michael Keaton faz alerta sobre Trump e Musk: 'Eles não respeitam vocês'