- Ana Barbosu (Foto: COSR/Reprodução/Instagram)
RESOLUÇÃO

Ana Barbosu recebe medalha de bronze devolvida por Jordan Chiles

A ginasta romena ficou com o terceiro lugar na final do solo na ginástica artística após determinação da Corte Arbitral do Esporte

Redação Publicado em 16/08/2024, às 13h12

A ginasta romena Ana Barbosu recebeu nesta sexta-feira, 16, a medalha de bronze pela final do solo da ginástica artística. Ela foi premiada na Casa Olímpica em Bucareste, na Romênia, onde recebeu a medalha das mãos de Octavian Morariu, membro do Comitê Olímpico Internacional, e o pôster e mascote dos Jogos Olímpicos de Paris de Mihai Covaliu, presidente do Comitê Olímpico e Esportivo da Romênia.

O Primeiro Ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, ainda entregou um buquê de flores à atleta. “A justiça foi feita na entrega das medalhas”, comentou Morariu ao final da cerimônia. Medalhistas do país receberam carro, seguro de vida e plano de saúde válido por quatro anos como prêmios pelo desempenho nas Olimpíadas.

Obrigada a todos que adicionaram um pouco de bronze a esta medalha. Neste momento, não posso deixar de pensar também em Sabrina [Maneca-Voinea] e Jordan. É uma situação difícil para nós, com tantas incertezas e emoções avassaladoras. Não fizemos nada de errado nos Jogos Olímpicos. O espírito olímpico é mais importante do que qualquer mal-entendido entre as autoridades, quero acreditar que chegará o dia em que nós três receberemos a medalha de bronze. - Ana Barbosu

A cerimônia seguiu todos os protocolos olímpicos e ocorreu após Jordan Chiles, ginasta do Estados Unidos, devolver sua medalha de bronze. 

+++LEIA MAIS: Jordan Chiles comenta recurso negado pela medalha de bronze: 'Decisão injusta'

O que aconteceu

Jordan Chiles ficou sem a medalha de bronze após a Corte Arbitral do Esporte aceitar recurso de ginastas romenas no último sábado, 10. Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea tiveram pontuação superior à de Chiles na final feminina do solo na ginástica artística. 

O Comitê Olímpico Internacional declarou no domingo, 11, que a medalha de Chiles deveria ser devolvida e realocada para Barbosu, atleta da Romênia que ficou com o terceiro lugar por critério de desempate.

Rebeca Andrade e Simone Biles permanecem com o ouro e a prata, respectivamente. 

 

estados unidos EUA paris frança olimpíadas bronze ginástica Jogos Olímpicos de Paris romênia Rebeca Andrade GINÁSTICA ARTÍSTICA simone biles pódio jordan chiles ana barbosu sabrina maneca-voinea

Leia também

Perry Farrell pede desculpas após agredir Dave Navarro durante show do Jane’s Addiction


Vocalista do Journey, Arnel Pineda, reconhece dificuldades em show no Rock in Rio 2024


Paul Anka não sabia que tinha co-escrito o 1º hit póstumo de Michael Jackson


Turnê da Jane's Addiction é cancelada devido ao 'padrão de comportamento' de Perry Farrell


Dave Navarro se manifesta após o incidente com Perry Farrell em show


Tito Jackson: Ex-empresário revela possível causa da morte do ex-Jackson 5