Anielle Franco é ministra da Igualdade Racial, ativista e irmã de Marielle Franco
Dimitrius Vlahos Publicado em 02/03/2023, às 13h12
A revista Time anunciou lista de mulheres do ano. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, é a única brasileira presente entre as 12 escolhidas.
Anielle é irmã de Marielle Franco, que foi morta em crime ainda não solucionado após anos. A publicação destacou que ela não tinha intenção de participar da política, mas que o cenário mudou com o assassinato em 2018.
+++ LEIA MAIS: História de Marielle Franco será retratada em nova série documental
"A trágica história familiar, a personalidade calorosa e o uso hábil das mídias sociais transformaram Anielle, ora reservada, em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil," destacou a Time (via G1).
No Twitter, Anielle agradeceu o reconhecimento e destacou população de mulheres negras no Brasil: "Muito orgulhosa e emocionada em ter sido a primeira e única brasileira indicada como 'Mulher do Ano' entre as doze escolhidas pela revista norte-americana Time. Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil. Chego ao lado de todas elas e do Movimento Negro."
Muito orgulhosa e emocionada em ter sido a primeira e única brasileira indicada como "Mulher do Ano" entre as doze escolhidas pela revista norte-americana Time. Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil. pic.twitter.com/gjwtxBrEbo
— Anielle Franco (@aniellefranco) March 2, 2023
Franco ainda demonstrou esperança no futuro ao dizer que é "a primeira, mas não serei a única. Que esse marco seja um recomeço para a nossa história e o reconhecimento de toda nossa luta."
O presidente Lula parabenizou a ministra nas redes sociais:
A ministra da Igualdade Racial do Brasil é uma das mulheres do ano. Parabéns, @aniellefranco. https://t.co/WfOhayrcGb
— Lula (@LulaOficial) March 2, 2023
Cate Blanchett, Ayisha Siddiqa, Angela Bassett, Ramla Ali, Phoebe Bridgers, Olena Shevchenko, Verónica Cruz Sánchez, Masih Alinejad, Megan Rapinoe, Makiko Ono e Quinta Brunson completam a lista.
Jonathan Majors e ex-namorada fazem acordo sobre processo de agressão
Pedido de Rebel Wilson para arquivar processo de difamação é negado
Cillian Murphy e esposa evitam fechamento de cinema na Irlanda
Eddie Vedder dedica performance de 'No Surrender' a Bruce Springsteen
Solidificado: PK lança o primeiro álbum da carreira; veja
Esposa de Lyle Menendez esclarece suposta traição: "Nos separamos"