A cantora fez uma transmissão ao vivo na última terça, 5, para discutir a emenda proposta por Felipe Carreras, do PSB
Redação Publicado em 06/05/2020, às 14h45
Na última terça, 5, Anitta promoveu uma live com Felipe Carreras, deputado do PSB em Pernambuco, para falar sobre a emenda proposta por ele. Segundo os artistas, o acordo pode ser prejudicial ao recolhimento de direitos autorais dos compositores.
Na live, que durou aproximadamente 50 minutos, a cantora e Carreras conversaram sobre a proposta calmamente, porém, a conversa acabou se tornando uma discussão ao vivo.
A Medida Provisória 948 proposta pelo deputado tem a finalidade de mudar a arrecadação dos direitos autorais dos artistas em eventos públicos e privados. Para o meio cultural, isso faz com que os compositores percam dinheiro.
A lei atual notifica que os empresários dos eventos arcam com o valor dos direitos autorais e transferem um percentual, em média de 10% da bilheteria, para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A emenda de Carreras, no entanto, propõe a diminuição do repasse para 5% sobre o valor do cachê dos artistas.
+++ LEIA MAIS: Com Anitta e Ludmilla, WC no Beat impulsiona o trapfunk para o mainstream
Durante a live, foi neste ponto em que Anitta se posicionou ser contra. "Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado. Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus... Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz no momento", explicou a cantora ao deputado, segundo o UOL.
Na sequência, ele voltou a defender a emenda e afirmou estar aberto ao diálogo. Neste momento, Anitta rebateu: "Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não estivesse sempre fiscalizando e vendo o que está rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso".
Para se defender, Carreras enfatizou estar "do lado dos artistas". "Eu quero ajudar vocês", afirmou. "Não acho. Não concordo", disse a cantora ao encerrar a transmissão ao vivo.
+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer