Anitta foi uma das muitas celebridades que pediu a saída de Ricardo Salles da pasta do Meio Ambiente. O ministro não gostou e respondeu a cantora
Redação Publicado em 22/04/2021, às 09h55
Nesta quarta, 21, um dia antes do presidente Jair Bolsonaro se apresentar na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, a hashtag #ForaSalles, pedindo a saída de Ricardo Salles do ministério do Meio Ambiente, ganhou o Twitter. A campanha foi reforçada por vários artistas e celebridades, e Anitta acabou discutindo com o ministro.
Pelo Twitter, Anitta se manifestou contra Ricardo Salles escrevendo: "#ForaSalles, desserviço para o meio ambiente." O ministro não gostou e respondeu a cantora dizendo: "Fica na sua aí, ô Teletubbie", usando a hashtag #FicaSalles, contrária ao movimento pedindo a sua saída.
#FORASALLES desserviço para o meio ambiente pic.twitter.com/V9tPfwthAN
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
Fica na sua ai, ô Teletubbie ! #FicaSalles https://t.co/QFmqLfo2M7
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 21, 2021
Anitta não levou o desaforo para casa e rebateu afirmando que "até ela faz mais pelo país do que ele". A cantora ainda classificou o governo como "teen" ['adolescente' em inglês] e disse que "ao invés de trabalharem ficam de gracinha no Twitter."
Na sequência, Ricardo Salles tuitou à funkeira: "Se vc conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar."
Anitta retrucou chamando a resposta do ministro de imatura. "Quantos anos você tem? 12? Então, é melhor sair do ministério", escreveu.
Se vc conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar.... https://t.co/d7yCNLtPgv
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 21, 2021
Não contente, Anitta continou dizendo que "é uma loucura a quantidade de perguntas que tem que responder sobre o desgoverno b*sta que estão fazendo" e que "estava trabalhando e escolheu lançar algo [se referindo ao single 'Girl From Rio' (Garota do Rio)] para fazer o Brasil lembrar que tem várias coisas para se orgulhar, porque com vocês no governo está puxado."
Desculpa, querido. Não consigo te responder em 5 minutos como você me responde porque eu trabalho. Tava dando umas entrevistas em inglês, espanhol, em francês... você fala francês? Liga pra presidente da França? Ouvi dizer que ele AMA vocês. Alias é uma loucura a quantidade de
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
+++LEIA MAIS: Greta Thunberg critica Bolsonaro: 'Falhou em ações climáticas e na pandemia'
Ao finalizar, a cantora afirmou que só começaria a conversar sério com o ministro a partir do momento em que ele explicasse "qual é o perigo de acabar com a fiscalização do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] ou de ir contra a Polícia Federal para defender madeireiros na maior apreensão de madeira na Amazônia."
Se você conseguir explicar, pode ter ajuda de alguém, porque sozinho você não conseguiu raciocinar, qual o perigo de acabar com a fiscalização do ibama ou de ir contra a polícia federal para defender madereiros na maior apreensão de madeira na Amazônia..a gente começa a conversar
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
No começo de cada ano, um objetivo: ler mais livros. Responsabilidades e prioridades interferem no dia a dia e as histórias ficam para trás. No entanto, é possível consumir bons contos sem recorrer a Ulysses (1922), de James Joyce ou Guerra e Paz (1867), de Tolstói. Bons livros podem vir em pequenas doses, e serem aproveitados naquele fim de semana separado especialmente para isso.
Selecionamos uma lista de seis livros curtos, mas ótimos, do clássico ao contemporâneo para ler em um dia:
+++LEIA MAIS: Fantasia, horror e ficção científica: 13 livros que vão te conquistar
O Velho e o Mar - Ernest Hemingway (1952)
Depois de 84 dias sem pescar nada, o velho Santiago consegue fisgar um marlim gigante, o maior peixe que já viu. Passa três dias lutando contra o animal ao tentar trazê-lo para a praia, quer provar como ainda é um bom pescador, apesar da velha idade.
Durante o embate entre ele e o peixe, um monólogo interior de Santiago começa. Junto dele, vêm as dores, machucados, dúvidas e dificuldades para domar o peixe. Quando finalmente consegue, outro obstáculo aparece no caminho.
+++LEIA MAIS: Dia Internacional da Mulher: 6 livros que contam a história de cantoras inspiradoras
O Velho e o Mar é um retrato do tempo do autor em Cuba e se tornou um clássico da literatura contemporânea. Após a publicação, Hemingway recebeu o prêmio Nobel de Literatura.
As Cidades Invisíveis - Ítalo Calvino (1972)
Inspirado por Shakespeare e Hemingway, Calvino traz uma mistura entre realidade e ficção. Esse livro de menos de 200 páginas é uma conversa entre duas figuras históricas: Marco Polo, viajante veneziano, e Kublai Khan, governante do Império Mongol do Século XI.
+++LEIA MAIS: Dia Nacional da Música Clássica: 8 livros que você precisa conhecer
Nessa rede de textos curtos, Marco Polo descreve diversas cidades do império do conquistador pelas quais teria passado. Calvino explora o conceito de cidade e aspectos como memória, símbolos, nomes e desejos.
Não é uma narrativa histórica, é bastante ficcional, com anacronismos e reflexões filosóficas. É uma boa pedida para fãs da escrita de Calvino, a leitura parece a descrição de um sonho.
+++LEIA MAIS: De Florence Welch a Letrux: 6 cantoras que possuem livros de poesia [LISTA]
A Filha Perdida - Elena Ferrante (2006)
Autora da Tetralogia Napolitana, Elena Ferrante conquistou leitores ao redor do mundo com o retrato cru e comovente da Itália. Nesta história, Leda começa aliviada por poder passar as férias sozinha, longe das filhas e das responsabilidades da maternidade.
Viaja ao litoral italiano e conhece Nina, mãe de Elena, quem, por sua vez, é mãe de uma boneca. Torna-se obcecada por elas. Angústias e segredos do passado começam a despertar.
+++LEIA MAIS: 5 livros para celebrar o aniversário de Kurt Cobain
A Filha Perdida fala de maternidade, amizade, disputa feminina e conflitos entre gerações, temas comuns na obra da autora. Para quem tem curiosidade de conhecer a escrita envolvente e cativante de Ferrante, mas não quer encarar a série de quatro livros, é a escolha perfeita.
A Morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstoi (1886)
O livro começa no funeral de Ivan Ilitch. Não é spoiler, o título revela. Depois, ao longo da novela, voltamos para acompanhar sua vida e carreira de maneira cronológica. Juiz de vida abastada, descobre uma doença terminal na Rússia do Século XIX. A partir de então, passa a refletir sobre a existência.
Em menos de 100 páginas, o escritor criou uma história de partir o coração. É uma das obras mais famosas de Tolstói e uma boa alternativa para quem quer começar os autores russos por livros mais curtos e acessíveis.
O bem-amado - Dias Gomes (1962)
Para quem gosta de teatro, essa peça é para dar altas risadas. O Coronel Odorico Paraguaçu é prefeito de uma cidade pequenininha chamada Sucupira e a personificação caricata da política brasileira.
+++LEIA MAIS: Biografias e histórias reais: 12 livros sobre grandes nomes da música brasileira
O objetivo de Odorico para ajudar na campanha política é inaugurar um cemitério. No entanto, um problema: precisa providenciar um morto em um vilarejo onde ninguém morre. Ora cômico, ora patético, O bem-amado é, acima de tudo, atual.
A Vegetariana - Han Kang (2007)
Dona de casa e mulher completamente banal, Yeonghye decide parar de comer carne abruptamente depois de um sonho. Então, começa a se distanciar da família — cujos poros, segundo ela, cheiravam a carne —, da sociedade e da própria humanidade. Tudo isso acontece em Seul, coração da cultura coreana e sua culinária muito baseada em produtos animais.
+++LEIA MAIS: Clássicos da literatura: 20 livros que você precisa conhecer
A narrativa de Han Kang é dividida em três partes, cada uma com um narrador diferente, mas nunca a protagonista, mostra apenas como os outros a enxergam. É um livro inusitado, chocante e provocará pensamentos até muito tempo depois do término.
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez