- Filmes: A Maldição do boneco Robert e Invocação do Mal (foto: reprod.)

Annabelle a Robert: conheça as histórias mais terríveis dos bonecos mais 'demoníacos' da história

Os brinquedos tiveram diversos donos e são expostos como artefatos ocultos

Redação Publicado em 19/08/2020, às 11h34 - Atualizado às 11h42

Na última sexta-feira, dia 14, houve uma discussão no Twitter sobre o falso sumiço da boneca real que inspirou o filme Annabelle (2014) do mostruário no museu de artefatos ocultos da família Warren, nos EUA. Vários acreditam que a boneca amaldiçoada fugiu e está a solta.

Após tantos filmes e lendas urbanas, o site Aventuras na História reuniu as informações factuais sobre a boneca Annabelle e Robert, considerados os brinquedos amaldiçoados mais famosos da cultura pop.

+++LEIA MAIS: Annabelle ‘amaldiçoa’ escritório da Warner Bros Brasil no Dia da Boneca; veja


Annabelle 

A versão real da boneca é bem menos sinistra do que no filme, já que o cabelo tingido de vermelho e o corpo de pano e pelúcia combinam bem mais com a suposta criação dela, por volta de 1968. 

De acordo com relatos, o brinquedo foi dado por uma mãe de presente de aniversário para a filha dela, uma enfermeira de 28 anos de idade. Donna (ou Deirde, dependendo da fonte), levou a boneca para seu apartamento que dividia com a colega Angie.

+++LEIA MAIS: É a volta dos mascarados? Clássicos do terror estão de volta na versão 2.0: Halloween, Pânico, Hellraiser e mais

Segundo Donna e Angie, com o tempo, a boneca passou a se mover sozinha de um cômodo para outro. Entretanto, as jovens só decidiram procurar por um médium quando o namorado de Angie, chamado Lou, escutou barulhos vindos do quarto de Donna, e quando chegou ao local, se deparou com Annabelle deitada de bruços no chão.

Logo em seguida, o rapaz teria sentido fortes dores em seu peito e, ao olhar para baixo, viu marcas de garras ensanguentadas em seu corpo, o que representava a marca da besta. Além disso, a boneca aparecia com anotações de 'me ajude' escritas a mão no chão perto dela.

+++ LEIA MAIS: Conheça o estúdio que revoluciona o cinema de terror moderno com A Bruxa, Midsommar e Hereditário

A partir disso, Donna e Angie realizaram uma sessão espírita com um médium, que alegou que a boneca era habitada pelo espírito de uma criança chamada Annabelle, cujo cadáver havia sido encontrado no local onde o prédio foi construído.

+++ LEIA MAIS: 40 anos de O Iluminado: como o filme influenciou todo o gênero de terror nos cinemas [ANÁLISE] 

Comovidas com a situação, as jovens permitiram que o espírito ocupasse permanentemente o corpo da boneca, o que foi considerado um erro fatal para os demonologistas Ed e Lorraine Warren, que foram chamados para resolver o caso.

Segundo o casal, uma força demoníaca habitava o corpo da boneca, em busca de um hospedeiro humano. Em seguida, realizaram um exorcismo no brinquedo e o tomaram como posse, aprisionando a boneca numa caixa de vidro com símbolos de proteção e crucifixos ao redor dela.


Robert

Robert é bem mais antigo que Annabelle, tendo sido fabricado pela empresa alemã Steiff Company em 1904 e foi dado como presente ao garoto Robert Eugene Otto. O menino adorou o brinquedo, vestindo ele com roupas de marinheiro e ficou inseparável dele.

Com o passar do tempo, a relação entre ambos começou a ficar muito estranha. O garoto passava horas conversando com o brinquedo, até que seus pais começaram a ouvir duas vozes distintas. Depois, o boneco ganhou uma cama e um lugar à mesa. 

+++ LEIA MAIS: A Evolução do Estereótipo das Mulheres nos Filmes de Terror, de Psicose a O Homem Invisível

Às vezes, Eugene acordava no meio da noite aos gritos, e quando seus pais chegavam no quarto se deparavam com objetos no chão. Em todas as ocasiões, o garoto culpou Robert. 

Após a morte de seus pais, Eugene, já adulto e casado, herdou o casarão, onde construiu uma família ao lado de sua esposa Annette Parker. Robert foi guardado em um dos quartos da casa. Em 1974, Eugene veio a falecer logo após a morte de Annette, e a residência foi vendida para Myrtle Reuter.

+++ LEIA MAIS: Pânico 5? Clássico do terror precisa de mais uma continuação? Spoiler: não

Segundo Reuter, Robert assombrou ela e a filha por anos, até que elas doaram o boneco a um museu. Visitado até hoje, o brinquedo recebe diversas cartas de pessoas pedindo que ele remova as maldições que colocou nelas e o museu exige que o público peça permissão ao boneco para fotografá-lo.


+++ DECLACRUZ SOBRE FILHOS, VIDA E MÚSICA: 'ME ENCONTREI NO AMOR, NA FAMÍLIA, NO LADO BOM'

entretenimento notícia cinema Terror diretor redes sociais publicação internet boneco doutor estranho Comentário annabelle lenda urbana robert maldição

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições