- Dave Evans, primeiro vocalista do AC/DC (Foto: Reprodução / Facebook)

Antes de Brian Johnson: primeiro vocalista do AC/DC revela porque saiu da banda

Dave Evans ficou no grupo por pouco mais de um ano - e desistiu por questões financeiras

Redação Publicado em 20/08/2019, às 14h36

Antes do AC/DC lançar seu primeiro disco na voz de Bon Scott e ser eternizado pelo canto de Brian Johnson, Dave Evans era o vocalista. Ele entrou na banda em 1973, ano em que Malcolm e Angus Young, guitarristas, formaram o grupo. O line-up completava-se com o baixista Larry Van Kriedt. 

Evans não ficou muito tempo no AC/DC. Estava lá quando assinaram com gravadora Albert Productions e quando “Can I Sit Next To You, Girl,” a primeira música da banda, foi lançada. Mas saiu pouco depois. Em entrevista ao The Metal Voice nesta semana, o ex-vocalista relembrou o início da carreira do agora icônico grupo - e porquê decidiu abandonar o barco em 1974. 

+++ LEIA MAIS: Back in Black: Há 39 anos, o AC/DC enfrentava a morte de Bon Scott e lançava um dos disco mais influentes do rock 

“Conseguimos um hit imediatamente e estávamos no topo das paradas,” revelou. “E no final do ano fomos nomeados como Melhor Grupo Australiano e disco do ano. Tocávamos para as maiores multidões da Austrália e até fizemos uma turnê com Lou Reed. Então tínhamos um hit, fazíamos vários shows - às vezes, três por dia - e eu não estava ganhando nada! Aparecíamos na TV e no rádio e não tínhamos grana [...] Eu precisava pagar um apartamento e um carro, trabalhava pra caramba, e nada de dinheiro”

Outro grande problema foi o agente do AC/DC da época, Dennis Laughlin. Os dois não se davam bem. “Estávamos bem infelizes com ele. [...] Fizemos uma reunião um dia e ele veio com piadinhas sem graça, então eu dei um soco nele. Já estava no meu limite, então ia abandonar a banda no final da turnê a não ser que eu conseguisse grana. Não consegui, aí saí. Estritamente econômico.” 

+++ LEIA MAIS: Kiss, Guns, AC/DC e mais: 11 bandas que mandaram mal no primeiro show 

Evans foi substituído por Bon Scott, amigo de George Young (irmão mais velho de Malcolm e Angus). Este line-up durou até 1980, ano da morte de Scott, aos 33 anos anos. Depois disso, Brian Johnson assumiu os microfones do AC/DC, e essa formação foi responsável por lançar discos como Back in Black e Fly On The Wall

Veja a única gravação oficial de Dave Evans no AC/DC: 


+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos:

música notícias Brian Johnson Angus Dave Evans Bon Scott malcolm young ac dc

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições