- Titãs (Foto: divulgação)

Titãs critica Ditadura Militar; 'tem gente aí que deseja que volte, seria bom estudar um pouco'

Durante a coletiva de imprensa sobre o retorno aos palcos do Titãs com sua formação original, Charles Gavin relembrou a censura de artistas

Redação Publicado em 16/11/2022, às 20h52

Durante a coletiva de imprensa sobre o retorno aos palcos do Titãs com sua formação original, a banda foi questionada sobre as principais diferenças entre o Brasil atual e o de 1982, ano em que a banda foir formada. Charles Gavin, baterista do grupo, relembrou a censura de artistas no período de Ditadura 

Eu entrei em Janeiro de 1985, e parte do controle do que se lançava passava pelas garras da censura. ‘Bichos Escrotos’, por exemplo, é uma faixa que entrou em 1986, mas a radiodifusão dela foi proibida; podia ouvir em casa, mas não podia ouvir no rádio."

Gavin ressalta o quanto a ideia de intervenção militar no Brasil em 2022 é inaceitável. 

+++LEIA MAIS:Titãs: como 'Cabeça Dinossauro' salvou o grupo do 'cancelamento' nos anos 1980

Tem gente aí que está querendo voltar ao que era antes. Seria bom pensar direito e estudar um pouco da história para ver o horror que foi esse período de 1964 a 1985. Um período horroroso da nossa história e, de alguma forma, todo mundo que respeita o outro combateu esse regime, e a gente nesses últimos quatro anos se viu nessa condição de novo, de quem respeita a opinião do outro combater esse regime de exceção."

Retorno

Uma das bandas mais importantes do rock brasileiro, Titãs retornará com integrantes originais para turnê pelo Brasil em 2023. Como o grupo revelou em coletiva de imprensa realizada nesta quarta, 16, serão 10 datas, cada uma em uma cidade diferente, começando no Rio de Janeiro e terminando em São Paulo.

Os integrantes que retornam são Nando Reis (vocal e baixo), Paulo Miklos (vocal e guitarra), Arnaldo Antunes (vocal) e Charles Gavin (bateria). Já os que permaneceram no grupo são Sérgio Britto (vocal, teclado e baixo), Branco Mello (vocal e baixo) e Tony Bellotto (vocal e guitarra) seguem no grupo. Com a morte do guitarrista Marcelo Fromer em 2001, quem ocupará o lugar dele será Liminha.

+++LEIA MAIS: João Rock 2022: Titãs fazem show com música icônicas e agitam público do festival

Na coletiva, Liminha falou sobre a responsabilidade de fazer as guitarras no lugar de Fromer. "Isso, para mim, é a coisa mais importante que vai acontecer ano que vem, com certeza," afirmou. Banda formada em São Paulo, os integrantes dos Titãs ainda revelaram como teve motivo "motivo especial" para a capital paulista encerrar a série de shows. Veja as datas abaixo:

A pré-venda para a turnê dos Titãs acontece já amanhã, 15 de novembro de 2022. Já as vendas gerais acontecem a partir do dia 22 de novembro. Para garantir ingresso na venda antecipada, entre no site oficial da turnê (www.titasencontro.com.br), cadastrar-se e usar o código que chegará por e-mail no site da Eventim.

entretenimento música show notícia 2023 Titãs Turnê Arnaldo Antunes Nando Reis Paulo Miklos branco mello Tony Bellotto formação original charles gavin liminha sérgio britto Marcelo Fromer

Leia também

Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'


Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento


Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'


Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres