O produtor foi acusado de estupro e abuso sexual por mais de 80 mulheres - receberá sentença em março
Redação Publicado em 24/02/2020, às 17h00
Harvey Weinstein, produtor de cinema, foi julgado culpado por estupro e agressão sexual nesta segunda, 24, de acordo com Hollywood Reporter. Também era julgado por agressão sexual predatória (duas acusações), mas foi absolvido.
A absolvição escusa Weinstein da prisão perpétua. Porém, as penas de agressão sexual podem render de cinco a 25 anos; as de estupro, 18 meses a quatro anos. A sentença será pronunciada em 11 de março.
+++ LEIA MAIS: Brad Pitt ameaçou matar Harvey Weinstein por assédio a Gwyneth Paltrow
O julgamento veio depois de seis semanas de apuração. Os jurados do caso ouviram seis mulheres relatando os abusos sexuais, e depois deliberaram por quatro dias antes de considerar Weinstein culpado.
As condenações foram: culpado por ato sexual criminoso em primeiro grau por praticar sexo oral à força em Miriam Haley, que trabalhava como assistente de produção, e culpado por estupro de terceiro grau de Jessica Mann.
Mann era a principal testemunha contra Weinstein. Relatou, no depoimento, os abusos em detalhe - inclusive a manipulação que sofria pelo produtor, que forçava-a a filmar o sexo e deixá-lo urinar nela.
A ideia da manipulação foi reforçada por Joan Illuzzi-Orbon, promotora do caso. Explicou que Weinstein agia como “mestre do universo” e tratava mulheres como “descartáveis.” Tratava, também, de fazer com que fossem "pisadas, cuspidas, desmoralizadas e estuprada e abusadas.”
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja