Em entrevista, artista performática afirmou ter sido “completamente usada” pelo astro do hip-hop
Redação Publicado em 21/05/2015, às 11h32 - Atualizado às 12h54
Através de um comunicado oficial, o Instituto de Marina Abramovic pediu desculpas ao músico Jay Z após a artista performática afirmar ter sido “completamente usada” pelo rapper. Segundo a nota, a acusação partiu de um mal-entendido.
Performance de Jay Z cantando “Picasso Baby” por seis horas seguidas ganhará documentário da HBO.
Em recente entrevista à Spike Magazine, Marina afirmou que Jay Z descumpriu um acordo firmado entre eles para poder usar uma performance dela no vídeo que originou o clipe de “Picasso Baby”, faixa do mais recente álbum do rapper, Magna Carta Holy Grail, de 2013.
A obra em questão é The Artist Is Present, que foi exibida em 2010 no MoMA, em Nova York. A instalação usada por Jay Z consiste em Abramovic encarando um espectador da exibição pelo tempo em que a pessoa aguentar. No clipe, Jay Z atua com fãs enquanto o público em volta acompanha a performance.
Saiba quem são as cinco pessoas mais poderosas no mundo do streaming musical.
Segundo Marina, Jay Z teria se comprometido a fazer uma doação ao instituto dela como uma forma de "pagar" pela utilização da obra. “Estou muito irritada com isso. Ele adaptou o meu trabalho sob uma condição – que iria ajudar o meu instituto. O que não fez. Ele foi ao meu escritório e eu disse: ‘Ok, você pode me ajudar? Preciso de apoiadores’. Ele concordou e depois usou-me completamente. Não foi justo”, relatou a artista.
Após a publicação da entrevista, Jeanne Greenberg Rohatyn, produtora de arte que produziu a performance, revelou que possuía uma fatura que comprovava a doação feita pela rapper.
No comunicado emitido, os responsáveis pelo Instituto de Marina Abramovic assumiram o erro. “A artista não foi informada sobre a doação de Shawn ‘Jay Z’ Carter, que aconteceu há dois anos. Pedimos as mais sinceras desculpas a Marina Abramovic e a Shawn ‘Jay Z’ Carter por esta situação e vamos tomar as ações apropriadas para encerrar a questão”.
Veja o clipe de “Picasso Baby” abaixo:
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja