Nova ferramenta deleta o conteúdo com apenas um clique
Redação Publicado em 16/09/2014, às 15h23 - Atualizado às 16h42
A Apple lançou uma ferramenta que permite aos clientes da empresa removerem o novo álbum do U2, Songs of Innocence, dos aparelhos com apenas um clique. A solução apareceu após milhares de usuários do iTunes terem se queixado do fato do disco ter sido automaticamente baixado para os aparelhos deles, sem qualquer aviso prévio ou permissão e sem a opção de eliminar definitivamente o arquivo.
Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.
Uma corrente de consumidores insatisfeitos ganhou a internet e muitos afirmaram sentir-se “violados” com esta estratégia de divulgação adotada pela banda e pela Apple. Alguns astros da música, como Tyler the Creator, Jamie MacColl, guitarrista dos Bombay Biclycle Club, e Marcelo D2 consideraram a manobra “um desastre total”.
Exclusivo: Bono revela os segredos por trás do lançamento surpresa do disco do U2.
“Acho que a manobra foi bastante evasiva. Muitas pessoas estão em pé de guerra, porque não gostam do U2. Eu não tenho uma opinião formada sobre a banda em si, mas acho que o método é um pouco agressivo”, comentou Jamie MacColl em entrevista ao NME. Já o membro do Odd Future, sempre polêmico, comparou a recepção do álbum ao aparecimento de uma urticaria: “Não poderiam ter tido uma ideia de marketing melhor? Eu não quero esse disco. Não pedi nada. Estou zangado. É quase como acordar com uma urticaria!”.
U2: um guia faixa a faixa de Songs of Innocence.
Em resposta às reclamações, a Apple criou uma forma de Songs of Innocence ser removido do aparelhos da marca, bastando, para isso, apertar apenas um botão. “Alguns clientes solicitaram a possibilidade de apagar Songs of Innocence da sua biblioteca, por isso nós disponibilizamos uma ferramenta de uso rápido e fácil para isso. Qualquer cliente que precise de ajuda adicional deverá falar conosco”, afirmou o representante da marca, Adam Howorth, à BBC.
Entenda o caso:
Os músicos irlandeses do U2 lançaram Songs of Innocence, primeiro disco deles em cinco anos, em parceria com a Apple, que liberou as faixas junto ao lançamento do novo iPhone 6, na semana passada. A empresa promoveu o álbum enviando-o, de graça, a todas as pessoas com iTunes, instantaneamente alcançando meio bilhão de consumidores – sendo o lançamento de um disco com o maior alcance em toda a história.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja