- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Aprovação a Bolsonaro sobe e é a melhor desde o início do mandato, de acordo com Datafolha

Bolsonaro deixou de ser o presidente brasileiro com maior nível de rejeição desde a redemocratização

Redação Publicado em 14/08/2020, às 09h19

O número de brasileiros que consideram o governo de Jair Bolsonaro ótimo ou bom subiu e o presidente da República apresentou o melhor índice de aprovação desde que assumiu o cargo em 2019, segundo dados do Datafolha reproduzidos pela Folha de S. Paulo

A pesquisa foi realizada por telefone com 2.065 pessoas entre os dias 11 e 12 de agosto. Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, o veículo deixa claro que é preciso considerar as limitações das entrevistas não presenciais. 

+++ LEIA MAIS: Governo Bolsonaro 'é contra a educação', diz ex-ministro da educação de Dilma

O resultado do estudo mostra que Bolsonaro não é mais o presidente brasileiro com o pior nível de aprovação desde a redemocratização, pois Fernando Collor tinha apenas 18% de avaliação de ótimo ou bom quando completou um ano e seis meses de governo.

De acordo com o Datafolha, 37% dos cidadãos avaliaram o atual governo como ótimo ou bom, um aumento de cinco pontos percentuais em relação aos dias 23 e 24 de junho. Dos que aprovam o desempenho do presidente, 42% são homens, 45% possuem de 35 a 44 anos e 42% moram na região Sul, Centro-Oeste e Norte. 

A região Nordeste teve o menor nível de aprovação, 33%, mas apresentou uma queda considerável na porcentagem de pessoas que consideram o mandato de Bolsonaro ruim e péssimo, de 52% para 35%. Já no sudeste, a taxa de rejeição caiu de 47% para 39%. 

+++ LEIA MAIS: Com Covid-19, Doria diz não tomar cloroquina e alfineta: 'Sigo os médicos, não Bolsonaro'

Segundo a Folha de S. Paulo, o aumento da aprovação de Bolsonaro pode estar ligado à mudança de comportamento do presidente, que deixou de dar destaque aos apoiadores radicais e amenizou a agressividade do discurso contra a oposição após a prisão de Fabrício Queiroz, no dia 18 de junho. 

Além disso, a distribuição do auxílio emergencial pode ser considerado um fator indireto para a melhora da reputação do governo. 

Contudo, o Bolsonaro ainda é considerado uma fonte não confiável por 41% da população, a qual nunca acredita nele. A taxa, porém, também apresentou uma diminuição em comparação com o mês de junho, no qual 46% das pessoas entrevistadas disseram que não nunca confiam no presidente. 


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

notícia presidente política aumento jair bolsonaro aprovação datafolha mandato índice estatística

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja