Longa dirigido por David Schürmann é o representante nacional na disputa por uma vaga na mais prestigiada premiação do cinema
Redação Publicado em 12/09/2016, às 15h28 - Atualizado às 16h31
O filme brasileiro a disputar uma indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na cerimônia do Oscar de 2017 é Pequeno Segredo. O longa desbancou o favorito Aquarius, elogiado trabalho de Kleber Mendonça Filho que concorreu recentemente à Palma de Ouro em Cannes.
O anúncio foi feito nesta segunda, 12, por Beto Rodrigues, um dos dez integrantes da comissão criada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para tomar a decisão. Os critérios tomados incluem “qualidade técnica e artística” e “adequação ao pensamento da Academia.”
LEIA TAMBÉM
[Artigo] Aquarius vai à Cannes (2016)
[Preview] veja as próximas estreias dos cinemas
[Crítica] Aquarius, com Sonia Braga e Irandhir Santos (2016)
Pequeno Segredo tem direção de David Schürmann e narra a história de Kat, menina adotada pela família de Schürmann – a primeira tripulação brasileira a rodar o mundo em um veleiro – e portadora de HIV. Baseado em fatos reais, o longa traz no elenco Julia Lemmertz, Maria Flor, Fionnula Flanagan, Marcello Antony e Mariana Goulart, entre outros.
No Facebook, Schürmann comentou a notícia: “Obrigado a todos os que acreditam nesse filme! Meu profundo respeito a todos os maravilhosos filmes inscritos. Tenham certeza que faremos de tudo e não economizaremos energias para representar nosso país na premiação do Oscar 2017. Obrigado, Obrigado, obrigado!".
Pequeno Segredo concorreu à indicação com outros 15 filmes brasileiros. Agora, o longa vai disputar a vaga para ser elegível a Melhor Filme Estrangeiro no próximo Oscar com títulos do mundo inteiro, e o resultado será divulgado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no dia 24 de janeiro.
O resultado reforça o discurso de parte do meio cinematográfico de que Aquarius está sofrendo uma espécie de boicote pelo governo de Michel Temer. Isto porque, em maio, no último Festival de Cannes, o elenco e o diretor protagonizaram um protesto bastante repercutido contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
Aquarius chegou a receber a classificação indicativa para 18 anos de idade, o que gerou protestos pela equipe do longa, resultando na redução da censura para 16 anos. Além disso, a comissão do Ministério da Cultura, responsável pela escolha do representante brasileiro no Oscar, tem sido fortemente questionada pela presença do crítico Marcos Petrucelli, que já depreciou o time de Aquarius devido aos protestos em Cannes.
No meio de toda a polêmica, três diretores – Anna Muylaert (Mãe Só Há Uma) e Gabriel Mascaro (Boi Neon) e Aly Muritiba (Para Minha Amada Morta) – retiraram seus próprios filmes da disputa pela vaga no Oscar, em solidariedade a Aquarius.
Para ser elegível à vaga brasileira para uma indicação ao Oscar 2017, os filmes têm de estrear até o dia 30 deste mês no país. Pequeno Segredo, cujo lançamento nacional está agendado para novembro, só seria elegível para a edição de 2018 da premiação norte-americana. Em contato com a Rolling Stone Brasil, a assessoria confirmou que o filme será exibido este mês, apesar de ainda ter datas indefinidas.
Assista ao trailer de Pequeno Segredo abaixo.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer