- Regina Duarte em entrevista à CNN (Foto: Reprodução/CNN Brasil/Twitter)

Artistas reagem à ‘chilique’ de Regina Duarte e fala sobre ditadura: ‘Você não tem humanidade?’

José Abreu, Débora Bloch e outros criticaram secretária da Cultura

Redação Publicado em 08/05/2020, às 11h20

Após a entrevista de Regina Duarte, secretária de Cultura do governo Bolsonaro, para a CNN Brasil, diversos artistas se posicionaram contra as falas da atriz. Regina cantou música favorável à ditadura militar e minimizou as torturas e mortes do período.

José de Abreu, crítico da ex-colega de elenco, acusou Regina de ser “apoiadora de fascista”, em janeiro, quando foi divulgado o convite do governo para a atriz. “Quando eu implorava para Regina não ir, era porque eu sabia que ela iria comprometer toda a ‘classe’ artística. Todos iriam pensar que somos como ela”, escreveu no Twitter após a entrevista. “Não somos! (...) Ela nunca soube o que é realmente ser ARTISTA!”

Quando eu implorava para Regina não ir, era porque eu sabia que ela iria comprometer toda a “classe” artística. Todos iriam pensar que somos como ela. Não somos!!! Nós nunca temos MEDO! Nossa vida de artista é cheia de riscos. Ela nunca soube o que é realmente ser ARTISTA!

— José de Abreu (@zehdeabreu) May 7, 2020


+++ LEIA MAIS: Regina Duarte publica foto com artistas para celebrar cargo no governo - e vários pedem para ela apagar: 'Nunca compactuei com Bolsonaro'

Tonico Pereira, de A Grande Família, também usou a rede social para comentar a entrevista. “Eu já pensava comigo que ia ser péssima. Meu Deus, ela conseguiu me surpreender”, disse em vídeo. “Foi muito pior do que eu pensava”.

No Instagram, o ator Tuca Andrada realizou uma série de postagens. “Live de hoje: Como acabar com carreira, dignidade e respeito numa só tarde. Com Regina Duarte”, ironizou.  Após chamá-la de “fascista escrota”, Andrada também classificou a secretária como “mau caráter”. 

Postagens de Tuca Andrada sobre Regina Duarte (Foto: Reprodução/Instagram)

+++ LEIA MAIS: Regina Duarte dá 'chilique' na televisão após ouvir mensagem de Maitê Proença

João Vicente de Castro, do Porta dos Fundos, compartilhou uma capa de revista com Regina, sobre a novela Rainha da Sucata, de 1990. “Que vergonha. Que alienação. Que vulgaridade. É inacreditável. Regina Duarte: A rainha do sucateamento cultural. Rainha da suástica”, escreveu. 

Postagem sobre João Vicente de Castro na Regina Duarte (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Em texto, Bruno Gagliasso criticou postura de Regina ao compartilhar o vídeo da entrevista. “Não dá pra desculpar a preferência que a senhora tem por ditadores, genocidas, irresponsáveis, gente sem compromisso com a verdade e com a vida”, escreveu no Instagram. “Não dá pra desculpar todos esses caixões que a senhora desenterra e carrega nas costas junto com seu governo e com sua ideologia monstruosa.”

+++ LEIA MAIS: Panelaço contra Bolsonaro ‘atrapalha’ filmagens de filme pornô no Rio de Janeiro

Débora Bloch também publicou o vídeo da CNN nas redes sociais. "Você não tem humanidade Regina Duarte? Que vergonha, que horror, que triste...", escreveu a atriz. 

Entre os artistas que repudiaram as falas da secretária da Cultura, estão ainda Alice Wegmann, Guilherme Weber, Paulo Vieira, Guta Stresser, entre outros. Maitê Proença, que enviou um vídeo à CNN e causou um “chilique” por parte de Regina, explicou o objetivo do registro (leia aqui). 


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL

notícia brasil política Bruno Gagliasso Artistas jair bolsonaro Porta dos Fundos ditadura militar josé de abreu regina duarte João Vicente de Castro Guilherme Weber Secretária da Cultura Alice Wegmann Paulo Vieira Guta Stresser Débora Bloch pra frente brasil Tonico Pereira Tuca Andrada

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer