José Abreu, Débora Bloch e outros criticaram secretária da Cultura
Redação Publicado em 08/05/2020, às 11h20
Após a entrevista de Regina Duarte, secretária de Cultura do governo Bolsonaro, para a CNN Brasil, diversos artistas se posicionaram contra as falas da atriz. Regina cantou música favorável à ditadura militar e minimizou as torturas e mortes do período.
José de Abreu, crítico da ex-colega de elenco, acusou Regina de ser “apoiadora de fascista”, em janeiro, quando foi divulgado o convite do governo para a atriz. “Quando eu implorava para Regina não ir, era porque eu sabia que ela iria comprometer toda a ‘classe’ artística. Todos iriam pensar que somos como ela”, escreveu no Twitter após a entrevista. “Não somos! (...) Ela nunca soube o que é realmente ser ARTISTA!”
Quando eu implorava para Regina não ir, era porque eu sabia que ela iria comprometer toda a “classe” artística. Todos iriam pensar que somos como ela. Não somos!!! Nós nunca temos MEDO! Nossa vida de artista é cheia de riscos. Ela nunca soube o que é realmente ser ARTISTA!
— José de Abreu (@zehdeabreu) May 7, 2020
Tonico Pereira, de A Grande Família, também usou a rede social para comentar a entrevista. “Eu já pensava comigo que ia ser péssima. Meu Deus, ela conseguiu me surpreender”, disse em vídeo. “Foi muito pior do que eu pensava”.
No Instagram, o ator Tuca Andrada realizou uma série de postagens. “Live de hoje: Como acabar com carreira, dignidade e respeito numa só tarde. Com Regina Duarte”, ironizou. Após chamá-la de “fascista escrota”, Andrada também classificou a secretária como “mau caráter”.
+++ LEIA MAIS: Regina Duarte dá 'chilique' na televisão após ouvir mensagem de Maitê Proença
João Vicente de Castro, do Porta dos Fundos, compartilhou uma capa de revista com Regina, sobre a novela Rainha da Sucata, de 1990. “Que vergonha. Que alienação. Que vulgaridade. É inacreditável. Regina Duarte: A rainha do sucateamento cultural. Rainha da suástica”, escreveu.
Em texto, Bruno Gagliasso criticou postura de Regina ao compartilhar o vídeo da entrevista. “Não dá pra desculpar a preferência que a senhora tem por ditadores, genocidas, irresponsáveis, gente sem compromisso com a verdade e com a vida”, escreveu no Instagram. “Não dá pra desculpar todos esses caixões que a senhora desenterra e carrega nas costas junto com seu governo e com sua ideologia monstruosa.”
+++ LEIA MAIS: Panelaço contra Bolsonaro ‘atrapalha’ filmagens de filme pornô no Rio de Janeiro
Débora Bloch também publicou o vídeo da CNN nas redes sociais. "Você não tem humanidade Regina Duarte? Que vergonha, que horror, que triste...", escreveu a atriz.
Entre os artistas que repudiaram as falas da secretária da Cultura, estão ainda Alice Wegmann, Guilherme Weber, Paulo Vieira, Guta Stresser, entre outros. Maitê Proença, que enviou um vídeo à CNN e causou um “chilique” por parte de Regina, explicou o objetivo do registro (leia aqui).
+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral