- John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)

Ativistas querem substituir o hino dos EUA por 'Imagine', clássico de John Lennon

Além da música ter versos racistas, o compositor também era um supremacista branco

Redação Publicado em 29/06/2020, às 16h29

O hino Nacional dos Estados Unidos, “The Star-Spangled Banner”, conta com versos racistas, além de ter sido composta por um supremacista branco. Com os protestos antirracistas, os ativistas estão pedindo que o país encontre um novo hino nacional, e apresentaram “Imagine” de John Lennon como opção, como conta o Consequence of Sound

+++LEIA MAIS: Moradores de Minnesota querem que estátua do Prince substitua a de Cristóvão Colombo

No hino nacional do país, o compositor Francis Scott Key refere-se a um "bando" de "mercenários e escravos" cujo "sangue lavou a poluição de seus passos sujos". Como argumentou o historiador Jason Johnson, essas palavras estão ligadas aos negros que lutaram pelos britânicos. 

A Guerra de 1812 foi travada, em parte, pelas tentativas da Inglaterra de impedir o jovem país Estados Unidos de expandir o comércio de escravos na América do Norte. Como a guerra ocorreu longe do solo inglês, os britânicos passaram a libertar escravos negros e depois contratá-los para lutar contra a América. Key, portanto, estava zombando dos negros e sendo extremamente racista.

+++LEIA MAIS: George Floyd: ouça as músicas do homem brutalmente assassinado por policiais nos EUA

Além disso, Key também era proprietário de escravos e racista. Como o jornalista Kevin Powell nos lembra, ele era “alguém que realmente não acreditava na liberdade de todas as pessoas. E ainda assim, nós o celebramos com este hino nacional, toda vez que o cantamos”.

Através do Yahoo News, alguns ativistas - incluindo o jornalista Powell - estão pressionando para que o hino nacional seja substituído por "Imagine", de John Lennon.

+++ LEIA MAIS: Kanye West paga faculdade de filha de 6 anos de George Floyd

"Imagine" é o maior sucesso da carreira solo do ex-Beatle, e não é difícil entender o porquê. A música é tão inspiradora quanto divertida, grandiosa e afirmadora da vida, além de insípida e fácil. Desde o assassinato de George Floyd, os ativistas pressionam os corporativos a dar pequenos passos na direção certa. 


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

música notícia estados unidos John Lennon imagine hino nacional The Star-Spangled Banner

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja