Ativistas ambientais também colaram suas mãos em obras de Warhol como forma de protesto
Redação Publicado em 09/11/2022, às 16h07
Ativistas ambientais colaram suas mãos na moldura de vidro e rabiscaram uma obra de Andy Warhol na Austrália. A pintura é uma variação das mais famosas do artista, chamada "Campbell's Soup." O protesto foi realizado por um grupo chamado Stop Fossil Fuel Subsidies Australia que defende o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis.
Segundo a Galeria Nacional da Austrália em Canberra, a obra não sofreu danos sérios. Os ativistas também rabiscaram as camadas protetoras das telas que compõem a obra.
Andy Warhol pintou "Campbell's Soup" pela primeira vez entre 1961 e 1962 e se tornou um dos símbolos mais reconhecidos do movimento pop art americano. Segundo o jornal O Globo, os ativistas escolheram este trabalho para apontar o "perigo do capitalismo"
"Andy Warhol ilustrou o consumismo desenfreado nestas séries icônicas. Agora temos um capitalismo desenfreado", afirmou o grupo em comunicado.
Protestos envolvendo obras de arte parecem ter virado moda. Em outubro, ativistas jogaram sopa de tomate no quadro de Van Gogh Vaso com quinze girassóis em Londres; A obra era exibida na National Gallery e está avaliada em 84,2 milhões de libras (R$ 506 milhões), mas não sofreu danos, segundo a galeria. A camada de vidro, no entanto, não evitou desgastes na moldura.
O ato faz parte do grupo Just Stop Oil, que busca chamar atenção para crise climática. A organização exige mudanças na política ambiental de Liz Truss, primeira-ministra britânica conservadora, incluindo a paralisação de projetos que envolvam extração, exploração e desenvolvimento baseado em petróleo e gás.
Após arremessarem sopa na obra, ativistas tentaram colar próprios corpos na parede do local e foram presas em seguida. "O que vale mais, a arte ou a vida? (A arte) Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?", declarou Phoebe Plummer, que foi detida ao lado de Anna Holland (via O Globo).
Just Stop Oil declarou que levou em consideração a camada de vidro do quadro antes de planejar o ato. Esta não é a primeira vez que o grupo visa obras de arte para chamar atenção para causas ambientais. Segundo a Veja, em junho deste ano, integrantes amarraram próprias mãos ao quadro Pessegueiros em Flor, de Van Gogh, para protestar contra seca na região de Provença, na França.
+++ LEIA MAIS: Museus criam disputa na internet para ver quem tem item mais assustador em exposição
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições