SAÚDE MENTAL

Ator de Star Wars, Jake Lloyd relembra surto psicótico: 'Cheguei ao fundo do poço'

Na trilogia prequel de Star Wars, criada por George Lucas, Jake Lloyd interpretou a versão criança de Anakin Skywalker

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 06/01/2025, às 11h24
COMPARTILHE
- Jake Lloyd em Star Wars (Foto: Divulgação) e ator na fase adulta (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Conhecido por interpretar a versão criança de Anakin Skywalker na trilogia prequel de Star Wars, Jake Lloyd relembrou do dia em que teve surto psicótico, momento no qual "cheguei ao fundo do poço," e refletiu sobre a própria saúde mental.

O incidente em questão aconteceu em março de 2023, quando o ator desligou o carro no meio de uma estrada de três pistas. Segundo Lisa, mãe de Lloyd, em entrevista ao Scripps News, ele foi diagnosticado com esquizofrenia aos 20 anos, com os sintomas surgindo ainda no ensino médio.

Recentemente, o artista, que se manteve fora dos holofotes após aparecer em Star Wars, ficou 18 meses em um centro de reabilitação de saúde mental. Agora, ele conversou com o autor Clayton Sandell após receber alta.

"[Estou me sentindo] muito bem, considerando esses 20 anos que chegaram ao fim. Agora posso aceitar continuar o tratamento, a terapia e os meus remédios. Todo mundo tem dado muito apoio," afirmou. Em seguida, Jake Lloyd disse que "coisas boas" vieram do tratamento após atingir o "fundo do poço."

Para ele, o incidente foi algo que precisava acontecer para aprender a "participar honestamente do tratamento, tomar meus remédios honestamente e viver honestamente com meu diagnóstico." Durante anos, especulações diziam que as críticas negativas ao trabalho de Lloyd em Star Wars contribuíram para as crises de saúde mental.

De acordo com a mãe do artista, a franquia não contribuiu em nada, mas o lado paterno dele tem um histórico de esquizofrenia. “As pessoas dizem que ele desistiu devido a Star Wars. Bem, isso não é verdade. Não teve nada a ver. Tinha mais a ver com a nossa família. E estávamos nos divorciando. As coisas estavam instáveis ​​e meio difíceis. E Jake não parecia mais estar se divertindo muito fazendo o teste," comentou ao Scripps News.

Jake adorou filmar Star Wars. Ele se divertiu muito. Eu adoraria que ele ficasse bom o suficiente para poder fazer alguma coisa, e tenho certeza que ele talvez gostaria de fazer isso. Ele não poderia neste momento, mas você nunca sabe o quanto ele vai melhorar. Então veremos.

+++LEIA MAIS: Star Wars: veja com qual facção da saga cada país se identifica
+++LEIA MAIS: A triste razão pela qual Naomi Ackie apagou Instagram após ser anunciada em Star Wars
+++LEIA MAIS: Jeremy Allen White será a voz do filho de Jabba no próximo filme de Star Wars
+++LEIA MAIS: O filme 'mais bem-sucedido' da franquia Star Wars segundo Steven Spielberg
+++LEIA MAIS: The Acolyte: Disney diz que desempenho "não foi suficiente" para justificar 2ª temporada

TAGS: Star Wars, saúde mental, Anakin Skywalker, jake lloyd, surto psicótico