Tami Stronach interpretou a Imperatriz Criança no clássico filme dos anos 80, mas desistiu do cinema após assédios e má gestão da carreira
Redação Publicado em 14/04/2021, às 11h35
Tami Stronach ficou famosa ao interpretar a Imperatriz Criança no clássico filme A História Sem Fim (1984), do diretor Wolfgang Petersen. Na época, a atriz tinha apenas 10 anos e, após consequências do sucesso envolvendo assédios dos fãs, desistiu de atuar no cinema e se dedicou à dança e ao teatro.
Agora, Tami Stronach, atualmente com 48 anos, está retornando ao cinema 37 anos após ter atuado em A História Sem Fim. A atriz e dançarina profissional protagoniza o filme de fantasia romântica Man & Witch ao lado do marido, o ator e roteirista Greg Steinbruner.
Em recente entrevista à Vice, Tami Stronach relembrou alguns dos motivos que a fizeram desistir da promissora carreira de atriz. Segundo relatou, seus pais não estavam preparados para gerenciar a carreira dela e, por causa isso, não conseguiu bons papéis. Na mesma época, recebeu propostas para fazer filmes que incluíam cenas de nudez.
"Eles [os produtores] vinham à nossa casa e explicavam os projetos, e eu falava: 'Não farei filme de nudez. Eu não sou a Lolita'", relembrou.
+++LEIA MAIS: 4 clichês de filmes de Sessão da Tarde que Cobra Kai desconstruiu
Ao se ver nos holofotes aos 10 anos, Tami Stronach também precisou lidar com o assédio dos fãs, que a assustaram. Homens adultos descobriram seu endereço e acamparam na frente da casa de sua família para vê-la. Certa vez, recebeu uma aliança de noivado pelo correio de um alemão.
"Quando recebi o anel, encontrei alguém que estava viajando para a Alemanha e o devolvi, porque não queria ficar com o dinheiro dessa pessoa. Eu me senti tão culpada", desabafou a atriz. "Eu levava tudo muito a sério. Eu me pergunto se poderia haver uma maneira de não ficar tão assustada", acrescentou.
+++LEIA MAIS: George Clooney não pretende assistir ao filme trash que estrelou nos anos 1980
No artigo, Tami Stronach conta que evitava em falar sobre A História Sem Fim por causa do trauma do sucesso na infância. Quando foi procurar emprego de dançarina em Nova York, excluiu o filme do currículo. "Para mim, era como se eu fosse uma dançarina. [O filme] Não parecia relevante. Era uma categoria diferente", explicou.
Por fim, Tami Stronach adiantou sobre Man & Witch, produção que marca o seu retorno ao cinema: "É um filme moderno no sentido de que não estamos tentando fazer com que pareça um filme dos anos oitenta. Não vai ser granulado e em VHS. É realmente sobre os dispositivos de contar histórias. Não é cínico. É uma história comovente."
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).
Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo.
+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]
Nome
O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine.
Primeiras experiências
Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.
Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.
Inspiração
Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.
Xadrez
Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA).
Gambito da Rainha
A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.
Jake Gyllenhaal
Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.
Coringa
O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.
Foi à farmácia, comprou maquiagem e aplicou-a sozinho. Depois, a equipe de maquiagem apenas replicava o visual criado por ele.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer