Em 2020, Evanna Lynch tinha defendido comentários transfóbicos de J. K. Rowling; em 2023, atriz de Luna Lovegood fez isso novamente
Redação Publicado em 02/03/2023, às 10h56 - Atualizado em 03/03/2023, às 10h35
Além de Ralph Fiennes (Voldemort) e Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Evanna Lynch, intérprete de Luna Lovegood nos filmes de Harry Potter, é mais uma atriz da franquia a defender J. K. Rowling após comentários transfóbicos.
Porém, em 2020, nomes como Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Rony) defenderam pessoas trans após as inúmeras ofensas preconceituosas que a autora falou e escreveu. Nessa época, Lynch defendeu Rowling no Twitter e foi duramente criticada - e até deletou conta na rede social.
Acho irresponsável discutir um assunto tão delicado no Twitter por meio de pensamentos fragmentados e gostaria que Jo não o fizesse. Dito isso, como amiga e admiradora de Jo, não consigo esquecer a pessoa generosa e amorosa que ela é," escreveu a atriz na época.
+++LEIA MAIS: Lançamento de J.K. Rowling desperta (mais uma) polêmica sobre racismo e transfobia
Agora, Evanna Lynch falou sobre toda essa polêmica durante entrevista ao The Telegraph, e falou sobre a defesa que fez de J. K. Rowling. "Fui muito ingênua quando fui arrastada para essa conversa. Eu nem sabia que havia dois lados. Eu tinha uma visão do bem e do mal," afirmou.
"Tenho compaixão por ambos os lados da discussão. Eu sei como era ser uma adolescente que odiava tanto meu corpo que queria rastejar para fora da minha pele, então tenho muita compaixão pelas pessoas trans e não quero aumentar a dor delas," continuou a atriz.
+++LEIA MAIS: Harry Potter: J.K Rowling esclarece ausência em especial de 20 anos da franquia
No entanto, Lynch voltou a defender as atitudes lamentáveis da criadora de Harry Potter: "Também acho importante que J. K. Rowling amplificou as vozes dos destransicionadores. Eu tive esse impulso de dizer: 'Vamos todos parar de falar sobre isso,' e acho que provavelmente sou um pouco mais corajosa agora em ter conversas desconfortáveis."
Eu apenas senti que a personagem dela sempre defendeu os membros mais vulneráveis da sociedade. O problema é que há um desacordo sobre quem é o mais vulnerável. Eu gostaria que as pessoas apenas lhe dessem mais graça e a ouvissem.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições