- Leah Remini (Foto: Rich Fury/Getty Images)

Atriz processa Igreja da Cientologia: 'Tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação'

Leah Remini entrou na Igreja da Cientologia em 1979 e saiu em 2013; ela também acusa o líder, David Miscavige

Redação Publicado em 02/08/2023, às 15h40

Atriz de 53 anos que participou de produções como O Rei do Bairro e Cheers, Leah Remini abriu processo contra Igreja da Cientologia e líder, David Miscavige, e acusou instituição de "tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação."

Segundo informações da Variety, Remini entrou na religião em 1979, quando tinha cerca de nove anos, e saiu em 2013. Ela comparou a instituição com uma máfia, além de alegar como teve impacto "significativo" em sua vida e carreira.

+++LEIA MAIS: Brad Pitt foi ‘seduzido’ pela Cientologia no início dos anos 1990, fez a iniciação antes de romper com tudo; conheça a história

"Por 17 anos, Cientologia e David Miscavige me submeteram ao que acredito ser tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação, impactando significativamente minha vida e carreira," afirmou em comunicado. "Acredito que não sou a primeira pessoa visada pela Cientologia e suas operações, mas pretendo ser a última."

Leah Remini iniciou a ação judicial no Tribunal Superior da Califórnia nesta quarta, 2, e exigiu "que Cientologia, e qualquer entidade que ela controle e financie, cessem e desistam de sua alegada prática de assédio, difamação e outras condutas ilegais contra qualquer pessoa que Cientologia tenha rotulado como um 'inimigo.'"

+++LEIA MAIS: Igreja da Cientologia pede arbitragem religiosa em caso de Danny Masterson

No processo, a atriz ainda pede indenização compensatória e punitiva pelo suposto dano que a instituição causou. Veja o que ela falou no Twitter:

Com este processo, espero proteger os meus direitos conforme garantidos pela Constituição dos Estados Unidos de falar a verdade e relatar os fatos sobre Cientologia. Sinto fortemente que a bandeira da liberdade religiosa não dá a ninguém licença para intimidar, assediar e abusar daqueles que exercem seus direitos da Primeira Emenda.
A Cientologia foi responsável por relatar esses crimes às autoridades civis, mas não fez isso. Em vez disso, os cobriu. A Cientologia e seu líder maligno, David Miscavige, obstruíram a justiça e participaram de uma conspiração para encobrir esses crimes. Eles fizeram isso muitas outras vezes em casos de estupro e outras más condutas sexuais.

I wanted to share some important news.

After 17 years of harassment, intimidation, surveillance, and defamation, I am filing a lawsuit against Scientology and David Miscavige.

While advocating for victims of Scientology has significantly impacted my life and career,…

— Leah Remini (@LeahRemini) August 2, 2023
processo Atriz cientologia leah remini david miscavige Igreja da Cientologia

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja