Stephenie Meyer teria copiado trechos do livro The Nocturne, da escritora Jordan Scott, em Amanhecer
Da redação Publicado em 05/08/2009, às 16h07
Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo, está na mira da escritora Jordan Scott. A norte-americana acusa Meyer de plágio em Amanhecer, quarto e último título da série vampiresca.
J. Craig Williams, advogado de Jordan Scott, explicou à agência Reuters que não há semelhança de texto entre The Nocturne, livro de sua cliente, e Amanhecer - a similaridade estaria na trama e nos personagens. Em resposta à acusação, a editora Hachette, responsável pela publicação dos livros de Stephenie, afirmou que a alegação "não faz sentido".
Williams pretende processar Meyer nesta ou na próxima semana, na Justiça Federal dos Estados Unidos. "Acho que os fãs têm de ler os dois livros e formar sua opinião, como um juiz terá de fazer", declarou o advogado, acrescentando que sua cliente não irá requerer indenização.
A Hachette acredita que as obras de Meyer "têm sido uma sensação fenomenal" e "não deveria ser surpresa ouvir que outras pessoas podem querer pegar carona em tal sucesso". Com a série, a editora já vendeu mais de 70 milhões de exemplares ao redor do mundo.
Lançado em 2008, Amanhecer é a conclusão do romance entre a humana Bella (nos cinemas, vivida por Kristen Stewart) e do vampiro do bem Edward Cullen (Robert Pattinson, considerado por leitoras de revista britânica o homem mais sexy do mundo).
Lua Nova, segundo título da franquia, chega às telonas em novembro, e o terceiro, Eclipse, começa a ser gravado em agosto.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja