- Ava DuVernay (Foto: Kate Green/Getty Images)
Avanço

Ava DuVernay se torna a primeira mulher afro-americana no Festival de Veneza

Diretora faz a estreia do longa Origin no prestigiado evento

Redação Publicado em 06/09/2023, às 15h57

Ava DuVernay, diretora de Origin (2023), que estreou no Festival de Veneza, conquistou um marco histórico ao se tornar a primeira mulher afro-americana a competir no evento. O filme é uma adaptação do livro Caste: The Origins of Our Discontents (2020), de Isabel Wilkerson, ganhadora do Prêmio Pulitzer, que aborda como os sistemas de castas em várias sociedades do mundo contribuíram para a perpetuação do racismo. 

O filme de DuVernay traz a indicada ao Oscar Aunjanue Ellis no papel de Wilkerson, entrelaçando os temas do livro com a narrativa da vida da autora. A Neon adquiriu os direitos de distribuição do filme nos Estados Unidos antes de sua estreia em Veneza. O elenco também inclui Jon Bernthal, Vera Farmiga, Audra McDonald, Niecy Nash-Betts, Nick Offerman, Blair Underwood e Victoria Pedretti.

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Durante a conferência de imprensa em Veneza, a diretora descreveu o filme como uma obra que mescla adaptação e dramatização da vida de Wilkerson, um projeto no qual ela esteve profundamente envolvida. DuVernay compartilhou que conversou com a autora por cerca de um ano, e todas as histórias presentes no filme foram relatadas por ela.

Para Ava DuVernay, ser a primeira mulher afro-americana a competir no Festival de Cinema de Veneza é apenas um dos muitos momentos pioneiros em sua carreira. Ela também foi a primeira mulher afro-americana indicada ao Oscar de Melhor Filme por Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014) e a primeira a dirigir um filme com um orçamento de US$100 milhões, em Uma Dobra no Tempo (2018). 

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Essa distinção não passou despercebida por ela, pois muitas vezes lhe disseram que suas histórias não seriam apreciadas em festivais internacionais de cinema. No entanto, este ano, essa crença foi desafiada, e DuVernay expressou sua esperança de que Origin tenha aberto as portas para mais oportunidades e reconhecimento no Festival de Veneza, abrindo caminho para outras vozes sub-representadas na indústria cinematográfica.

.“Isso é algo que muitas vezes nos dizem: você não pode tocar em festivais internacionais de cinema, ninguém comparecerá, as pessoas não comparecerão à sua coletiva de imprensa, as pessoas não comparecerão às exibições do P&I, não estarão interessadas em vender ingressos, você pode nem entrar neste festival, então não se inscreva. Não sei dizer quantas vezes me disseram para não me inscrever em Veneza, você não vai entrar. Isso não vai acontecer. E este ano, aconteceu.” Disse a diretora.

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