- Aves de Rapina (Reprodução)

Aves de Rapina é um filme sobre mulheres fortes e imperfeitas, em uma Gotham não comandada por Bruce Wayne, diz Margot Robbie

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta, 6, o elenco da nova aposta da DC deixou claro que o filme tem tudo para acertar em tudo que Esquadrão Suicida errou

igor Brunaldi Publicado em 06/12/2019, às 12h59

No dia 6 de fevereiro de 2020, chega aos cinemas nacionais o tão aguardado Aves de Rapina, sucessor espiritual (mas, se tudo der certo, muito melhor) de Esquadrão Suicida, grande fracasso de 2016, época na qual Jared Leto era o Coringa, e não Joaquin Phoenix.

Estrelada por Margot Robbie, que retorna ao papel de Arlequina, a nova aposta da DC promete acertar em todos os aspectos que deram errado anteriormente, a começar pelo maior foco na protagonista, considerada quase que de maneira unânime a melhor parte de um filme quase inteiramente errado.

Dessa vez, Arlequina vem acompanhada por uma nova trupe: Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), Cassandra Cain (Ella Jay Basco) e Renee Montoya (Rosie Perez). Para completar o elenco principal, ninguém menos que Ewan McGregor chega ao Universo Cinematográfico da DC para viver o vilão Máscara Negra.

+++LEIA MAIS: Aves de Rapina, com a história da Arlequina, é um filme feminista, segundo Ewan McGregor

Nesta sexta, 6, as atrizes que compõem as Aves de Rapina vieram a São Paulo para promover o filme, em um evento organizado pela Warner Bros. Na coletiva de imprensa, as estrelas falaram sobre as dores de fazer as próprias cenas de ação, o impacto de fazer um filme com foco em um grupo de mulheres não apenas fortes e duronas, mas também cheias de defeitos e que cometem erros, e a cara dessa nova versão de Gotham que, como Margot afirmou: "Não é a Gotham de Bruce Wayne".

Ela contou que se apaixonou pela personagem principalmente quando começou a ler as HQs. Além disso, fez questão de retornar ao papel depois de Esquadrão Suicida, por ter sentido a necessidade de aprofundar mais a história da Arlequina sem necessariamente depender do Coringa: "Eu não estava pronta para parar de interpretá-la".

+++ LEIA MAIS: Quanto ganhou Margot Robbie por interpretar Arlequina em Aves de Rapina?

O elenco aproveitou também o momento para elogiar a forma como a roteirista Christina Hodson elaborou cada uma das Aves, com as respectivas fragilidades, erros, motivações e até estilo de luta. E falando em luta, as cinco concordaram que foi uma experiência desafiadora, dolorosa e singular gravar as cenas de ação, nas quais tentaram ao máximo elas mesmas executarem cada acrobacia e momentos de porrada, sem precisarem ser substituídas por dublês.

"O combate foi feito da forma mais real possível, sem muitos efeitos, com explosões e pancadas de verdade", garantiu a diretora Cathy Yan, que também compareceu ao evento, antes de lembrar o quanto foi exaustivo para as atrizes filmare longas cenas de combate sem corte, detalhe que exalta a pressão de executar com precisão milimétrica as coreografias da luta.

++++ LEIA MAIS: Coringa voltará no filme Aves de Rapina, mas não com Jared Leto

Rosie Perez, que interpreta a detetive Renee Montoya, agente do Departamento de Polícia de Gotham (e eleita pelo elenco como a personagem do filme que mais chutou homens no saco), exaltou toda a produção por ter sido executada por uma equipe composta majoritariamente por mulheres, e não apenas isso: mulheres de diferentes etnias: "O fato de sermos fortes, e destruir tudo é só a cereja no topo do bolo". E completou com um detalhe importantíssimo: "Não somos objetificadas nesse filme".

Sobre a força de se contar uma história protagonizada por mulheres imperfeitas e cheias de defeitos, como não costumam mostrar nos cinemas, Margot também falou que se surpreendeu com a identificação e aceitação que a Arlequina recebeu do público. "Nunca imaginei que ela seria tida como um exemplo".

+++ LEIA MAIS: Aves de Rapina: Arlequina prova porque precisamos ter medo dela em novo trailer

E acrescentou que a personagem é fraturada, quebrada, desregulada, mas consegue entender os erros dela, "e talvez é por isso que as pessoas se identificam, porque ela não é perfeita". Mary Elizabeth aproveitou o assunto para completar: "elas estão longe de serem perfeitas. Mas querem ser melhores, mesmo com todos os defeitos."

+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'

dc filme cinema Margot Robbie Arlequina rosie perez canário negro aves de rapina Mary Elizabeth Winstead cassandra cain Caçadora Ella Jay Basco Renee Montoya Jurnee Smollett-Bell

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições