Música “veio para dizer: ‘Estamos ótimos, é hora de abrir os braços, receber o mundo inteiro, mostrar que o brasileiro é o melhor povo’”, disse a cantora
Lucas Brêda Publicado em 09/06/2016, às 16h31 - Atualizado em 10/06/2016, às 12h00
“Ei, se ligaê, sou brasileiro e abro os braços a você”, cantam Baby do Brasil e Rogério Flausino, junto a Sergio Mendes, no novo single “Se Ligaê”, lançado como uma espécie de hino otimista para celebrar o Brasil e a chegada dos Jogos Olímpicos ao país. A faixa, assinada por Rogê, Pretinho da Serrinha e Leandro Fab, pode ser ouvida abaixo.
Produzida de maneira independente pela Musickeria, “Se Ligaê” chega às rádios e plataformas de streaming na próxima sexta, 10, recheada de balanço, metais, coros e nacionalismo. “A música veio para transformar a atmosfera, este momento difícil”, comenta Baby do Brasil. “Ela veio para dizer: ‘Estamos ótimos, é hora de abrir os braços, receber o mundo inteiro, mostrar que o brasileiro é o melhor povo, tem a melhor música’.”
Segundo o trio, a canção ganha vida para combater o mau humor e o desencanto da população do país, que vive crises política e econômica e está prestes a receber as Olimpíadas, cuja estreia acontece em 5 de agosto no Maracanã, no Rio de Janeiro. “Se Ligaê” serve também como uma convocação à participação do público do país na recepção dos estrangeiros e na criação de um panorama favorável para a realização dos Jogos.
“Não temos como sair dessa [crise] se não mudarmos o humor”, comenta Flausino, vocalista do Jota Quest. “Precisamos acordar cedo e ir à luta. Temos problemas sérios e queremos essa mudança há muito tempo. Corrupção é um problema endêmico desse país e agora está havendo uma chacoalhada gigantesca.”
Ele acrescentou: “Nós estamos diante de um evento global, com a honra de receber o mundo inteiro e temos que fazer disso o mais legal possível. Quando o projeto nasceu [no fim de 2015], a coisa [situação política] não estava assim, mas as Olimpíadas estão chegando e eu, despretensiosamente, espero que se ela puder alegrar e trazer colorido ao nosso dia, já está muito bom.”
Para o pianista Sergio Mendes, o novo single é “um hino da esperança”, o qual ele espera que “dê alegria e una as pessoas”. “Porque os Jogos Olímpicos são exatamente isso: os países se unindo, todos juntos, tudo muito bacana”, emendou.
Na proposta e na realização, “Se Ligaê” lembra outras músicas na história do Brasil que foram motivadas por grandes eventos esportivos – e, em alguns casos, até taxadas como ufanistas. Nas Copas do Mundo de 1958 e 1970, por exemplo, os brasileiros cantaram, respectivamente, “A Taça do Mundo é Nossa” e “Pra Frente Brasil”, canções que até hoje permeiam o imaginário do cidadão médio.
“Alguns investimentos foram feitos e sabemos já de várias coisas que estão dando errado”, pondera Flausino, referindo-se às obras para os próximos Jogos Olímpicos. “Infelizmente, ainda nos falta certa competência em alguns sentidos. Na Copa do Mundo foi assim. Quantos investimentos foram feitos em transporte, aeroportos, estádios, e a maior parte do dinheiro foi para os bolsos de outros.”
Às vésperas de um evento da magnitude das Olimpíadas do Rio de Janeiro, “Se Ligaê” se apresenta com a pretensão de preencher a lacuna de registro sonoro definitivo do momento, ocupar a posição de “hino” não oficial dos Jogos Olímpicos de 2016. “[O single veio para] Para mudar a mentalidade – como a música fez na época da ditadura, ao lado do futebol”, disse ainda Baby.
Abaixo, ouça “Se Ligaê”.
Assista também ao making of de “Se Ligaê”.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer