Cordell "Boogie" Mosson - Reprodução / MySpace

Baixista Cordell Mosson, do Parliament-Funkadelic, morre aos 60 anos

Ao lado dos outros 15 integrantes da banda de funk, músico entrou para o Hall da Fama do Rock em 1997

Redação Publicado em 22/04/2013, às 13h33 - Atualizado às 20h26

Morreu na quinta-feira, 18, o baixista Cordell “Boogie” Mosson, integrante do movimento que trouxe um novo nível de psicodelia ao funk ao lado do cantor George Clinton. A causa da morte não foi divulgada. O músico tinha 60 anos.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Nascido em outubro de 1952, na cidade de Plainfield, em Nova Jersey, o baixista não demorou a se interessar pelo contrabaixo e pelo suingue do funk que despontava nos Estados Unidos. Amigo de infância do guitarrista Garry Shider, ambos saíram juntos de suas casas para tentar a vida como músicos. Eram adolescentes de 17 (Mosson) e 16 (Shider) anos quando fugiram para o Canadá. Lá, Shider se casou e teve um filho. Os amigos criaram a banda United Soul.

O grupo chamou a atenção de George Clinton, que havia conhecido o jovem durante um período em Plainfield. George Clinton chamou a dupla para participar do revolucionário e viajante Parliament-Funkadelic. Mosson ficou na banda até o fim, no início dos anos 80, ganhando espaço com a saída do mitológico baixista Bootsy Collins.

A banda, posteriormente, voltou à ativa, sempre em torno da figura carismática de Clinton. Mosson se manteve por perto e ganhou um lugar no Hall da Fama do Rock em 1997, ao lado de outros 15 integrantes do coletivo Parliament-Funkadelic.

Garry Shider morreu em junho de 2010, aos 56 anos. Cordell “Boogie” Mosson é descrito pelo tecladista da banda de Clinton, Daniel Bedrosian, como “o grande teólogo do funk”.

george clinton Parliament-Funkadelic Boogie Cordell Mosson

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja