O músico morreu na última segunda-feira, 14, em consequência da Covid-19
Redação Publicado em 15/12/2020, às 09h33
O artista deixa um grande legado para a música brasileira. Como integrante do Roupa Nova, ele foi responsável por dar voz a muitos hits de sucesso, os quais fizeram parte de trilhas sonoras de novelas e até mesmo comemorações de corridas.
Em homenagem ao cantor, a Rolling Stone Brasil relembrou os principais momentos da carreira do músico, com base nas informações do G1 e Uol. Confira:
Paulinho nasceu no bairro do Catumbi, no Rio de Janeiro, em 1952. Ele começou a cantar no início da adolescência e era fã dos Beatles. Pouco tempo depois, o jovem passou a fazer performances em bailes.
Não demorou muito para Paulinho entrar em uma banda. O músico fez parte dos grupos Red Yellow; Half and Half, com o qual se apresentou profissionalmente pela primeira vez; The Pancho Villas, em que conheceu Kiko e Ricardo Feghali; e Os Famks, que, depois, virou Os Motokas.
+++ LEIA MAIS: Ann Reinking, premiada atriz e coreógrafa da Broadway, morre aos 71 anos
Nos anos 1980, Paulinho (percussão e vocal), Kiko (guitarra e vocal) e Ricardo Feghali (piano, teclados e vocal) se juntaram a Serginho Herval (bateria e vocal), Nando (baixo e vocal) e Cleberson Horsth (teclados e vocal) e formaram o Roupa Nova.
O nome da banda surgiu depois que os músicos fecharam um contrato com Mariozinho Rocha, da gravadora Philips, e é inspirado em uma música de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Em 40 anos de carreira, as banda manteve a mesma formação. Ao longo dos anos, a banda lançou os discos diversos discos, entre eles Roupa Nova (1985), Herança (1987) e Luz (1988) e fez sucesso com os hits “Whisky a Go-Go”, “Canção de Verão”, “Sensual” e “Volta Pra Mim”.
Além disso, Paulinho se destacou ao compor as músicas “Assim Como Eu”, uma colaboração com Horsth e Paulinho Tapajós; “Só Você e Eu” e “Vozes do Coração”, uma parceria com Herval, que foi gravada pela apresentadora Angélica.
O Roupa Nova também ficou conhecido pelo histórico de participações em trilhas sonoras de novelas. De acordo com o G1, mais de 30 músicas do grupo foram usadas nas produções televisivas
Já de acordo com o Uol, a banda ainda criou o “Tema da Vitória”, que tocava durante as comemorações das vitórias de pilotos brasileiros, como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Rubens Barrichello.
+++ LEIA MAIS: Dave Grohl e Greg Kurstin fazem cover DAQUELA música de Peaches; assista
Paulinho contraiu Covid-19 quando ainda estava se recuperando de um transplante de medula óssea para tratar de um linfoma. Apesar de ter se recuperado do procedimento médico, o músico não resistiu às complicações do vírus.
O cantor deixa os filhos Pepê, integrante da banda Jamz, e Twigg, que também seguiu a carreira musical como cantora.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ PÉRICLES: 'QUEREMOS FAZER O NOSSO SOM, MOSTRAR NOSSA VERDADE E LUTAR POR IGUALDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja